
Alentejo acolhe primeira aldeia regenerativa da Europa financiada com tokens
Está a nascer no Alentejo aquela que se apresenta como a aldeia regenerativa tecnologicamente mais avançada da Europa. Localizado em Abela, Santiago do Cacém, o projecto Traditional Dream Factory (TDF) combina arquitectura sustentável, vida comunitária e tecnologia blockchain, sendo financiado por um token próprio, o $TDF.
A TDF é a primeira iniciativa da rede suíça OASA, dedicada à criação de comunidades regenerativas de coabitação. Com uma comunidade activa de mais de 60 pessoas — entre engenheiros, arquitectos, criativos e especialistas em permacultura, sistema de design para a criação de habitats humanos sustentáveis, inspirado nos padrões e princípios da natureza. — o projecto é liderado por Samuel Delesque, empresário ligado ao sector tecnológico.
“Queremos mostrar que um estilo de vida sustentável pode ser prático, viável e inspirador”, afirma Delesque. A aldeia funciona como uma Organização Autónoma Descentralizada (DAO), um modelo de governação colectiva baseado em princípios de transparência, inclusão e responsabilidade ambiental.
A infraestrutura já inclui áreas para caravanas, glamping, cafetaria, sauna e espaço para eventos. Com uma capacidade actual para 25 residentes e 100 visitantes ocasionais, a TDF prepara agora uma nova fase de crescimento. A meta é angariar 800 mil euros para expandir o espaço com suítes, casas de madeira, estúdios artísticos, restaurante e piscina biológica. Até 2026, espera-se acolher até 100 residentes permanentes e organizar eventos com mais de 200 participantes.
O token $TDF - activo digital que representa valor, direito ou utilidade dentro de um sistema baseado em tecnologia blockchain., além de funcionar como instrumento de financiamento, oferece aos detentores um dia de acesso à aldeia por ano, promovendo o envolvimento directo e sustentável dos investidores. Já existem mais de 250 titulares de tokens, que beneficiam de vantagens na reserva de estadias.
Distante da lógica especulativa habitual das criptomoedas, o $TDF visa financiar infraestruturas reais e serviços partilhados. “Todas as estruturas essenciais estão operacionais. É um espaço para viver, trabalhar remotamente e construir em conjunto um futuro mais regenerativo”, sublinha Delesque.