
Foto Luis Ferreira Alves
Casa da Arquitectura celebra 8.º aniversário com três dias de actividades gratuitas em Matosinhos
A Casa da Arquitectura assinala este fim de semana o seu 8.º aniversário com um programa de três dias de actividades gratuitas, que inclui visitas guiadas, oficinas, performances e música.
O ponto alto das comemorações será no Sábado, com a inauguração da exposição “Arquitectura Política Desenhada. A propósito de Manuel Correia Fernandes” e o lançamento do livro homónimo, com a presença do arquitecto homenageado. No mesmo dia, decorrerá a cerimónia oficial do aniversário, durante a qual Manuel Correia Fernandes receberá o título de associado honorário 2025.
A partir de sexta-feira, os visitantes poderão participar em visitas guiadas às exposições “Kengo Kuma: Onomatopeia” e “Arquitectura Política Desenhada”, esta última patente até 26 de Abril de 2026. O programa inclui ainda a “Cerimónia do Chá”, performances da Companhia Instável e um espectáculo de percussão japonesa.
Ao longo dos três dias haverá oficinas dedicadas às tradições marítimas, workshops para famílias e estudantes, instalações imersivas, recitais de piano e performances de poesia e música, além de actividades contínuas como as “mochilas de exploração arquitectónica” e a “Sala de Experiências de Desenho”.
Criada em 2007 e instalada desde 2017 no Quarteirão da Real Vinícola, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura dedica-se à preservação, arquivo e divulgação de espólios e acervos de arquitectura, afirmando-se como uma referência nacional e internacional no sector.
Lusa/DI
















