CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

Foto cortesia Ana Aeroportos

Aeroporto da Madeira vai ter novos radares de vento

22 de julho de 2024

Os equipamentos de medição de ventos adquiridos pela NAV — Navegação Aérea de Portugal, no valor de 4,5 milhões de euros, vão ser instalados no Aeroporto da Madeira no próximo mês de Setembro. O investimento é de fulcral importância para a segurança daquela aerogare e um argumento importante para a divulgação de Madeira como destino turístico de excelência.

O Aeroporto da Madeira é o único no mundo onde são impostos limites de vento obrigatórios [15 nós.]. Esses limites foram decretados em 1964, com base em estudos então realizados, quando a pista tinha apenas 1.600 metros de extensão. Quer os profissionais da aviação quer várias entidades ligadas ao sector turístico consideram que tais limites estão desactualizados, uma vez que, actualmente, a pista tem  2.781 metros de extensão.

Em Julho de 2023, a Autoridade Nacional de Avaliação Civil (ANAC) assegurou estar disponível para rever os limites do vento impostos para a operacionalidade no Aeroporto da Madeira, apontando uma decisão para 2026, depois de os novos radares de vento serem testados.