Aeródromo Municipal de Ponte de Sor moderniza-se e encurta interioridade
A autarquia do distrito de Portalegre inaugurou, recentemente, a Torre de Informação de Voo do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, que segundo o vereador Rogério Alves, vem acrescentar e melhorar de forma exponencial o serviço de informação de voo que era facultado até ao momento. A torre está instalada no edifício central e representou um investimento de 1,7 milhões de euros, concentra os serviços num só imóvel.
O edifício central, além de concentrar os serviços, também disponibiliza salas de formação, sala de reuniões, sala de conferências, cafetaria, hangar e alguns espaços de lazer.
As obras concluídas e em perspectiva apontam para que Ponte de Sor não só se venha a constituir como um hub de indústria aeronáutica como um polo de voos e ligações regionais. Sendo ainda um ponto importante de rectaguarda aos voos de combate aos incêncios florestais.
A pista apresenta uma extensão de 1800m, possui serviço AFIS (Informação de Voo de Aeródromo), possibilidade de realização de voo nocturno e sistema de apoio à aterragem por instrumentação – ILS (Instrument Landing System), em fase de certificação. Podem aqui operar aeronaves até ao Airbus A320 ou Boeing 737 (inclusive). Existem três placas de estacionamento, num total de cerca de 50.000 m2 de área e oito hangares com áreas variáveis entre os 400 e os 4.000 m2. A principal actividade desenvolvida nesta infraestrutura é a instrução de voo e ensino das várias áreas da aeronáutica e aviação, assim como a manutenção de aeronaves.