Smart Green Home com novas soluções para as casas inteligentes
O projecto Smart Green Home resulta de uma parceria entre a Bosch e a Universidade de Aveiro e terá um investimento de 18,8 milhões de euros até 2019. O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, estiveram hoje, na Bosch Termotecnologia, em Aveiro, para a cerimónia de assinatura do projecto.
Os membros do executivo inauguraram ainda o novo edifício de Investigação e Desenvolvimento (I&D), construído para receber mais pessoas para a equipa de I&D que dará suporte ao Smart Green Home. Cerca de 150 novos colaboradores altamente qualificados serão contratados para o projecto, que vai permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras para ambiente doméstico, com uma percepção de conforto melhorada, associada a uma maior sustentabilidade e menor impacto ambiental.
O Smart Green Home irá centrar-se, essencialmente, em seis linhas de I&D de produtos e serviços: bombas de calor e sistemas de condicionamento e tratamento de ar; aquecimento por combustão de gás; aquecimento elétrico; tratamento de água; interface e comunicação para equipamentos de conforto; e controlo integrado de sistemas residenciais. A Bosch e a Universidade de Aveiro farão uma investigação integrada em conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções inovadoras em residências sustentáveis, com o máximo conforto e segurança.
Segundo Sérgio Salústio, Vice-Presidente Sénior de Engenharia de Produto da Bosch Termotecnologia, "ao estabelecermos esta parceria com a Universidade de Aveiro, estamos a possibilitar o desenvolvimento de tecnologias que marcam o presente e moldam o futuro. Com este projecto, criaremos soluções inovadoras que, não só aumentam a qualidade de vida das pessoas, mas também tornam as casas inteligentes ainda mais sustentáveis. Tudo isto a partir de Portugal".
Também Rüdiger Saur, presidente da Bosch Termotecnologia, salienta que "a forte colaboração com a Universidade de Aveiro, através do projeto Smart Green Home, vai permitir o reforço das competências de I&D da empresa e a expansão do portfólio de soluções desenvolvidas em Aveiro. Com este projeto, pretendemos continuar a crescer e a responder às necessidades do mercado global. Ou seja, criaremos soluções cada vez mais eficientes e com um custo competitivo que possa ser suportado pelos mais de 60 países para os quais exportamos".