Porto e 7 cidades europeias têm 3 M€ para aplicações inteligentes
O Porto e mais sete cidades europeias convidam empresas a desenvolver soluções e aplicações inteligentes para desafios vividos no contexto urbano, no âmbito da plataforma Synchronicity.
As melhores propostas receberão financiamento, num valor global superior a três milhões de euros, para implementação em 2019. As candidaturas decorrem até final de Setembro, sendo que cada município procura soluções tecnológicas em áreas definidas. No caso do Porto, o foco recai sobre mobilidade, envolvimento do cidadão e ambiente e bem-estar.
Manchester, Helsínquia, Milão, Antuérpia, Carougue, Santander, Eindhoven e Porto: são estas as cidades parceiras que lançam o desafio de criação de serviços e soluções digitais. Os projetos devem tirar proveito da plataforma Synchronicity, desenvolvida em colaboração com estas cidades e ainda por cidades do México e da Coreia do Sul. Com este projeto – um investimento global de 20 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia – pretende-se desenvolver um mercado global de IoT (Internet of Things/ Internet das coisas), no qual cidades e empresas desenvolvem serviços digitais positivos para os cidadãos e as economias locais.
A participação do Porto, através da Associação Porto Digital, prende-se com o compromisso da autarquia com a progressiva digitalização da cidade. A intenção é expandir os serviços baseados na infraestrutura tecnológica já existente, como são exemplo a rede de fibra óptica, já com 4000 km, ou a rede WIFI, que só em 2017 suportou mais de um milhão de dispositivos ligados.