Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
Parque das Nações vai usar água reutilizada para rega

 

Parque das Nações vai usar água reutilizada para rega

23 de março de 2022

O projecto Água+, o primeiro licenciado em Portugal para a reutilização de água na rega de jardins municipais, arrancou em Lisboa, ontem, 22 de março, Dia Mundial da Água, e resulta de uma parceria entre a Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa.

A nova rega sustentável passa a utilizar águas residuais recebidas e tratadas na Fábrica de Água de Beirolas, como alternativa às captações naturais

As áreas verdes no Parque das Nações Norte, onde será usada Água+, atingem quase 295.000 m², e um volume de água anual para rega de 300.000 m³, isto é: 300 milhões de litros de água. A nova “rega sustentável”, passa a utilizar águas residuais recebidas e tratadas na Fábrica de Água de Beirolas, como alternativa às captações naturais.

De acordo com o Plano Estratégico de Reutilização de Água de Lisboa, até 2025, o município estima poupar 3 milhões de m³ de água potável, cerca de 75% do consumo atual.

O novo sistema, irá minimizar os riscos para a saúde pública e ambiental, com medidas como a rega em período noturno e a sinalização das áreas, entre outras.

O município consome cerca de 3,9 milhões de m³ de água potável por ano. Mais de 75% deste valor destina-se a uso não potável, como a rega de espaços verdes, ruas, contentores, colectores, viaturas e garagens.