CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Maior parque eólico do distrito do Porto instala-se em Penafiel num investimento de 250 milhões de euros

7 de março de 2022

Maior parque eólico do distrito do Porto instala-se em Penafiel, duplicando a produção de energia no distrito. O Município de Penafiel fechou com a empresa Espanhola, Capital Energy, a instalação de dois parques eólicos, de última geração.

As duas centrais eólicas da “Carlinga” e “Zonda”, vão estar geograficamente instaladas em terrenos nas freguesias de Capela, Lagares e Figueira, Valpedre, Duas Igrejas, Luzim e Vila Cova.

O investimento, totalmente privado, ronda os 250 milhões de euros tornando-se assim o maior investimento alguma vez realizado em Penafiel.

As centrais eólicas serão constituídas por 19 aerogeradores, de última geração, que terão capacidade para produzir 253 GWh/ano, ou seja com capacidade para fornecer eletricidade a cerca de 200.000 habitações.

Em termos comparativos a potencia instalada dá para alimentar toda a região do Tâmega e Sousa ou em alternativa toda a cidade do Porto, em termos de consumo doméstico.

Este será o maior parque eólico do Distrito do Porto e será responsável por mais que duplicar a produção anual de energia eólica no distrito. (capacidade instalada no distrito é de 65 Mw e passará a ser de 171 Mw).

Inserida na estratégia ambiental da Câmara Municipal de Penafiel, as novas centrais eólicas quando comparadas com uma central e carvão, vão permitir poupar a emissão de 225.000 toneladas de CO2 para a atmosfera (comparativamente a Central de Carvão).

O projecto que já conta com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente, que aprovou o estudo de impacto ambiental, avança até ao final deste Verão, prevendo-se que esteja a funcionar em pleno no segundo semestre de 2023.

No âmbito da implementação do projecto ficou estabelecido que empresa investidora irá recorrer a empresas locais no âmbito da execução do projecto, o que se traduz em ganhos claros para a economia do concelho.

Dando seguimento ao compromisso eleitoral de tornar Penafiel um território cada vez mais verde e amigo do ambiente, este é o primeiro dos projectos a arrancar estando previstos outros investimentos de energias alternativas a curto e médio prazo.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel “É um dia feliz para Penafiel, para a região e até para o País. Depois de um grande esforço em captarmos este investimento internacional para Penafiel, estamos em condições de assumir que será a partir do nosso território que vai aumentar consideravelmente a produção de energia limpa, no distrito do Porto, suficiente para alimentar toda a região do Tâmega e Sousa. Os ganhos são significativos em termos de investimento, de produção elétrica e de salvaguarda do nosso ambiente”.