Futuro das cidades discutido no Norte
As cidades do futuro, as mais avançadas tecnologias de estacionamento inteligente e os inovadores meios de transportes públicos são os temas que vão ser discutidos no Norte do país, nos dias 8 e 9 de Outubro.
O debate entre municípios de Porto e Lisboa abre o VII Congresso Ibérico de Energia e Mobilidade, nos dias 8 na Alfândega do Porto e dia 9 na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
O Congresso conta com a participação de especialistas em diferentes áreas, decisores políticos, autarcas e técnicos dos municípios e das empresas municipais.
Apresentará ainda a experiência de empresas de concessão, gestão e exploração dos estacionamento públicos e privados e estacionamento tarifado na via pública e ainda com empresas de fabrico e fornecimento de equipamentos de gestão, tecnologia, aplicações e fornecimento de energia ligadas ao sector do estacionamento.
“Trata-se de uma grande oportunidade para as empresas privadas do setor do estacionamento, empresas municipais de mobilidade e estacionamento e municípios, poderem debater abertamente as preocupações comuns e encontrarem melhores soluções e práticas com vista a um melhor estacionamento e mobilidade nas cidades Ibéricas”, afirma Paulo Nabais, presidente do Congresso.
Destaque para o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), a Siemens Mobility, a Empark e a espanhola SABA, que abordarão temas relacionados com o desenvolvimento de tecnologias de ponta para estacionamento inteligente, associados à engenharia, tecnologia e inovação.
A participação de várias empresas, entre as quais a EDP, TAP e ANA vão também abordar de forma objectiva os grandes desafios que a cidades enfrentam em matéria de gestão dos transportes públicos em Portugal.
O debate sobre a nova lei de Protecção de Dados adivinha-se como bastante importante, sobretudo com a gestão do estacionamento através da leitura de matrículas.
O evento termina no dia 9 na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura, em Matosinhos, para uma abordagem mais centrada na Arquitectura e Mobilidade, com destaque para o debate entre Souto Moura e Aires Mateus.