"Eixo Verde e Azul" vai reabilitar bacia do rio Jamor
Os municípios de Sintra, Amadora, Oeiras e a empresa Parques de Sintra vão criar o “Eixo Verde e Azul”, programa que visa reabilitar a bacia hidrográfica do Rio Jamor e requalificar área circundante do Palácio Nacional de Queluz. O projecto intermunicipal irá criar novas áreas verdes, a requalificação do espaço urbano e o estabelecimento de um circuito de mobilidade suave. O protocolo será assinado no dia 14 de Julho, pelas 10h30, no auditório do Palácio Nacional de Queluz,
Numa primeira fase, o investimento estimado é de cerca de 11 milhões de euros e envolve um programa conjunto de acções de cariz intermunicipal, que define como objectivo comum a melhoria da qualidade de vida das populações e a dinamização da economia local.
O “Eixo Verde e Azul” estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico, que atravessa os concelhos da Amadora, de Oeiras e Sintra.
A requalificação da bacia hidrográfica do Jamor, e a consequente prevenção do risco de cheias, assume-se como objectivo prioritário. O projecto integra um conjunto de acções que irá promover a melhoria da qualidade das massas de água do Jamor e seus afluentes e assegurar o controlo dos caudais, tendo em vista a segurança de pessoas e bens nas áreas actualmente sujeitas a risco de inundação.
Requalificação do espaço público em redor do Rio Jamor e da ribeira de Carenque, assim como a valorização ecológica, paisagística e funcional da área envolvente do Palácio Nacional de Queluz será pois uma realidade.
O “Eixo Verde e Azul” visa também melhorar o acesso das populações à fruição da natureza e do património, através da criação de espaços verdes e da implementação de um circuito de mobilidade suave ao longo dos concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.
O protocolo será assinado pelos presidentes das câmaras municipais de Sintra, Basílio Horta, da Amadora, Carla Tavares, e de Oeiras, Paulo Vistas, e pelo presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, Manuel Baptista.
A bacia do Jamor
Com nascente na serra da Carregueira, concelho de Sintra, o Jamor desagua no rio Tejo, na Cruz Quebrada. O seu principal afluente da margem esquerda é a ribeira de Carenque.
O rio atravessa os jardins do Palácio de Queluz, passa pelo Estádio Nacional e pelo Complexo Desportivo do Jamor, antes de encontrar o Tejo. Tem um comprimento de 15,8 quilómetros e e a sua bacia estende-se por uma área de 44,5 km2.