Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Setúbal e Oliveira de Azeméis com novos Parques Públicos

 

Setúbal e Oliveira de Azeméis com novos Parques Públicos

 

Setúbal e Oliveira de Azeméis com novos Parques Públicos

26 de novembro de 2018

O anteprojecto do futuro Parque Urbano da Várzea, em Setúbal, equipamento que alia as funções de lazer e de prevenção de cheias na cidade de Setúbal, foi apresentado publicamente em sessão realizada na sexta-feira à noite.

Também no final da semana, a Câmara de Oliveira de Azeméis anunciava a aquisição de um terreno de cinco hectares em que investirá um total de 3,5 milhões de euros para criar na cidade um parque urbano vocacionado para lazer.

O parque de Setúbal terá um lago artificial, uma quinta pedagógica, campos desportivos e de aventura, parques infantis, miradouros, quiosques, jardins e áreas de recreio são alguns dos 17 equipamentos e usos distintos preconizados para os 19 hectares do futuro Parque Urbano da Várzea, considerado "O Coração de Setúbal".

O investimento para o futuro parque da cidade do Sado está estimado em 4,5 milhões de euros, para os quais a autarquia pretende obter apoio de de fundos comunitários.

O projecto foi elaborado pelos serviços municipais e o arranque está previsto para o primeiro trimestre de 2020, quanto à vertente de lazer.

Na vertente paisagista, o projecto de Setúbal aposta em três áreas essenciais, concretamente linhas de água, zonas naturalizadas e um sistema de circulação de água, este último através do dimensionamento e da reutilização de águas pluviais em espelhos e jogos de água recreacionais.

Setúbal: lazer e engenharia hidráulica...

O grande desafio na criação do futuro Parque Urbano da Várzea está relacionado com a "adaptação e transformação deste projecto de engenharia hidráulica", explicou Nuno Viterbo, do Gabinete de Gestão, Requalificação e Imagem Urbana.

O objetivo, apontou o técnico municipal, "é ter um equipamento de usufruto público e disponível durante cerca de dez meses durante o ano e que sirva, se necessário, para funcionar como uma enorme bacia de retenção de água aquando dos períodos críticos de pluviosidade".

Por sua vez o Parque Urbano de Oliveira de Azeméis vai nascer na Quinta dos Borges agora adquirida pela autarquia por 1,5 milhões de euros, a qual espera requalificá-la com mais dois milhões para que Oliveira de Azeméis “passe finalmente a dispor de um parque de lazer como os que já existem nos outros municípios da envolvente", declarou o presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira.

O projecto concreto para transformação desse terreno de 50.000 hectares só deverá começar a ser executado, contudo, em meados de 2019, já que implicará concurso público para entrega do trabalho a uma equipa especializada em arquitectura paisagística.

"Não temos recursos humanos que dominem esta área específica e decidimos que seria mais acertado confiar o estudo a uma entidade externa", explica Joaquim Jorge Ferreira.

Considerando os prazos para procedimentos concursais, adjudicação do estudo, concretização do projecto, seleção do respectivo empreiteiro e efectivo arranque dos trabalhos, o presidente da Câmara pressupõe que o parque não deverá ficar concluído durante o actual mandato autárquico, mas acredita que, até final de 2021, "a obra poderá começar e ter já um grande impulso".