
Seixal: o Amora Futebol Clube vai ter um Centro de Treinos
Não é como o do Sport Lisboa e Benfica; é bem mais modesto, mas o quase centenário clube do concelho do Seixal vai também ver concretizado um velho sonho: usufruir de um moderno e funcional Centro de Treinos.
A nova infraestrutura permitirá melhorar as condições de treino das centenas de jovens atletas que treinam e jogam no clube.
A assinatura do contrato-programa para a construção do Centro de Treinos vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 26 de julho, pelas 18.30 horas, no Parque Municipal do Serrado, na Amora, sendo seus subscritores a direcção do Clube e o Presidente da Câmara do Seixal, em representação da autarquia daquele concelho da margem sul do Tejo.
Forte apoio camarário ao associativismo desportivo
Recorde-se que passado dia 13 de Junho o executivo aprovou, em reunião de Câmara, a cedência de um terreno e um apoio financeiro de 250 mil euros ao Amora Futebol Clube. O terreno tem uma área de 12 885 m2 e é cedido pelo prazo de 20 anos, para a construção do respectivo centro de treinos, que será constituído por um campo de futebol, assim como as infraestruturas necessárias para a prática da modalidade. A atribuição da comparticipação financeira ao clube destina-se a apoiar as obras do centro de treinos.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu a este propósito que «um dos factores fundamentais de desenvolvimento desportivo é traduzido no apoio e estímulo ao movimento associativo desportivo, considerando que os clubes desempenham uma importante função social. O Amora Futebol Clube tem sido um exemplo na modalidade do futebol, principalmente ao nível da formação de jovens». Nesse sentido, o autarca lembrou também que o município «tem vindo a conceder apoios às colectividades locais, uma vez que o trabalho que é desenvolvido por estas no concelho tem sido determinante para potenciar o desporto, a cultura e o recreio».
O clube conta com o Estádio da Medideira como seu campo principal. Dispõe de relva natural, iluminação artificial e medidas regulamentares para a prática de futebol de 11 e é nele onde joga a equipa sénior.
O Amora Futebol Clube tem uma história curiosa; nasceu num dos muitos piqueniques que sempre se realizaram na Quinta da Princesa. Estávamos então no dia 1 de Maio de 1921...
A 31 de Maio passado, o Amora Futebol Clube sagrou-se campeão da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal sem ter averbado qualquer derrota ao longo das 30 jornadas, o que lhe permite disputar o Campeonato de Portugal na próxima temporada.