Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Escritórios: Edifício Mutual no Porto inaugurado após investimento de 35 M€

 

Escritórios: Edifício Mutual no Porto inaugurado após investimento de 35 M€

14 de julho de 2025

A Osborne+Co, promotora e investidora com sede em Londres, e a Adriparte, promotora imobiliária portuense, inauguraram oficialmente o edifício de escritórios Mutual. Localizado na Rua Gonçalo Sampaio, em plena zona prime do Porto, o edifício é o resultado de uma profunda reabilitação urbana e representa um investimento superior a 35 milhões de euros.

O espaço, com uma área total de 10.300 m², será integralmente ocupado pela Deloitte, que irá transferir para aqui a sua nova sede na cidade, reunindo mais de 600 colaboradores num ambiente de trabalho de última geração.

Projectado pelo gabinete de arquitectura Openbook, o Mutual foi concebido para responder às exigências de um ambiente corporativo moderno, com enfoque na funcionalidade, bem-estar e sustentabilidade. Entre os principais atributos destacam-se mais de 1.400 m² de áreas exteriores, rooftop com vistas sobre o Douro e o Atlântico, 144 lugares de estacionamento, espaços verdes e infraestruturas de apoio à mobilidade suave, como balneários e parque para bicicletas.

O edifício recebeu certificações LEED Gold e WELL Gold, um compromisso com elevados padrões de desempenho ambiental e conforto ocupacional. Está ainda equipado com painéis solares e postos de carregamento para veículos eléctricos.



Apesar da transformação profunda, o projecto preservou elementos identitários do antigo edifício, anteriormente ocupado pela Ageas. Os murais originais da artista Lídia Vieira foram restaurados e o revestimento em cobre foi reaproveitado num painel escultórico instalado na recepção, mantendo viva a memória do edifício original.

“Este projecto representa o encontro entre a experiência internacional da Osborne+Co e o conhecimento profundo da cidade que a Adriparte detém, resultando num produto imobiliário de excelência e impacto positivo para o Porto”, sublinharam os responsáveis das duas promotoras.

Reabilitação conduzida pela MAP Engenharia e Construção

Depois de uma profunda reabilitação conduzida pela MAP Engenharia e Construção, o imóvel ressurge como um marco contemporâneo no panorama empresarial do Porto, mais moderno, eficiente e preparado para os desafios do futuro.

Para Diogo Abecasis, co-CEO e fundador do MAP Group, esta obra é um reflexo da visão do grupo: “Mais do que uma reabilitação, o Campo Alegre representa a nossa paixão por transformar edifícios icónicos em espaços modernos e sofisticados. Num mercado cada vez mais exigente, acreditamos que a engenharia tem de saber ouvir o futuro e é precisamente isso que fizemos aqui. Entregamos não só um edifício, mas um novo destino corporativo de alta qualidade na cidade do Porto. Isto só foi possível graças ao excelente trabalho de equipa que foi desenvolvido pela MAP, em conjunto com o cliente, com a fiscalização e com todos os projectistas”.

A fiscalização da obra esteve a cargo da Alphalink – Gestão de Projectos, cuja experiência foi essencial para garantir que o nível de exigência se cumpria em todas as fases da execução.

Com esta reabilitação, a MAP Engenharia e Construção volta a afirmar-se como um dos players de referência na contribuição para a transformação urbana em Portugal, e o MAP Group reforça a parcela da sua missão: construir hoje os lugares que queremos habitar amanhã.