Rua de Santa Catarina: a via de maior tráfego pedonal
A Rua de Santa Catarina, no Porto, é a artéria no país que apesenta o maior fluxo pedonal, seguindo-se a Rua Augusta e a Rua Garrett, em Lisboa
As conclusões resultam do estudo “Comércio de Rua em Lisboa e Porto” elaborado pela consultora CBRE.
A CBRE realizou uma análise do trafego pedonal nas principais artérias de comércio em Portugal, nomeadamente em Lisboa (Avenida da Liberdade, Rua Garrett e Rua Augusta) e no Porto, (Rua de Santa Catarina, Rua dos Clérigos e Avenida dos Aliados). Tendo já realizado este tipo de análise no passado, a CBRE regista algumas diferenças observadas relativamente há dez anos.
A artéria com o maior tráfego pedonal em Portugal é a Rua de Santa Catarina, no Porto, com uma média de 4.200 pessoas por hora no período de maior tráfego. Mantém a liderança já observada em 2007 e regista um aumento de aproximadamente 20%.
Em Lisboa, a rua com maior tráfego é a Rua Augusta, com uma média de 3.600 pessoas por hora, no período de maior tráfego. A Rua Augusta destronou a Rua Garrett no segundo lugar, relativamente a 2007. Registou também um crescimento significativo, de 45% face à contagem efetuada na década passada.
A Rua Garrett é a segunda rua com maior tráfego pedonal de Lisboa, a terceira no país, com aproximadamente 3.100 pessoas por hora. Regista também o menor aumento face a 2007, com 15%. Note-se que há dez anos esta era já uma rua muito consolidada em termos de comércio, e onde os efeitos da alteração da lei do arrendamento e da reabilitação de edifícios foram menos sentidos.
Avenida da Liberdade, em Lisboa: o maior acréscimo desde 2008
Por fim, a Avenida da Liberdade - em Lisboa - foi a artéria que registou o menor fluxo, com uma média de 1.600 pessoas por hora. No entanto, registou o maior acréscimo em relação ao ano de 2008, um aumento de cerca de 80%. Para tal, terá contribuído certamente o crescimento do turismo e a abertura de um número significativo de lojas – mais de 70 numa década. Muitas destes estabelecimentos da Avenida da Liberdade são de marcas de prestígio internacional, como a Prada, Gucci, Miu Miu, Officine Panerai, A. Lange & Sohne, Cartier, COS, Hackett, Bvlgari e Versace, entre outras, presentes em Portugal exclusivamente nesta avenida.
Para Cristina Arouca, Directora de Research da CBRE, dá uma explicação para os números apresentados: “no Porto, as lojas de moda e acessórios de insígnias internacionais encontram-se concentradas predominantemente na Rua de Santa Catarina, ao contrário da capital portuguesa, onde as marcas internacionais estão presentes em maior escala em três localizações - Baixa, Chiado e Av. Liberdade - e que se pode traduzir numa maior dispersão do tráfego pedonal”.
A consultora internacional tem realizado análises semelhantes para centros comerciais. O intuito é perceber como é que as pessoas circulam nas principais ruas de comércio do país e nos grandes centros comerciais, dado que essa informação é de primordial importância para os retalhistas, que assim “podem tomar decisões quanto às suas lojas, com informação muito relevante.”