Porto: 1,7 M€ para 2ª fase do restauro da igreja de Santa Clara
As obras de conservação e restauro da Igreja de Santa Clara, na cidade do Porto, vão arrancar para a segunda fase com uma verba de 1,7 milhões de euros, provenientes de fundos comunitários.
A confirmação foi dada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) que obteve a aprovação da sua candidatura aos fundos do Programa Operacional Regional Norte 2020.
O objectivo da segunda fase de intervenção passa «pela realização de trabalhos de conservação e restauro do recheio artístico da igreja e espaços anexos», sendo que «pretende-se ainda, e no âmbito de trabalhos especializados, a intervenção nos portais trabalhados em granito e o restauro do grande órgão de tubos da nave da igreja».
A primeira fase da intervenção na Igreja de Santa Clara, entre 2014 e 2015, incluiu a execução de uma barreira anti térmitas, drenagem perimetral, colocação de um novo telhado e reabilitação e execução de alguns vãos. A DCRN pretende, desta forma, assegurar a «protecção, valorização e promoção de um património único, de elevado valor e caracter singular, através de iniciativas de programação cultural».
O arranque das obras contempladas para a segunda fase de intervenção ainda não tem data prevista, todavia a DCRN já fez saber que para a execução do projecto de conservação e restauro, cujo prazo é de dois anos, a Igreja de Santa Clara será encerrada ao público.