Melom já realizou 200.000 obras nas casas dos portugueses numa década
Numa altura em que celebra 10 anos, a Melom, empresa portuguesa especialista em obras e reabilitação, faz um balanço de uma década de actividade e revela que já realizou 200.000 obras nas casas dos portugueses. Neste período avançou também para a internacionalização.
Uma década depois, a empresa destaca sobretudo o contributo para profissionalização do sector e o aumento da confiança dos consumidores e aponta os mercados estrangeiros como objectivo de expansão.
"Nos últimos 10 anos tivemos como missão profissionalizar o sector das obras em casa, com um conceito pioneiro em Portugal, que tinha um objectivo muito concreto: fazer com que os portugueses confiassem as suas obras (mesmo que pequenas) a profissionais. Variáveis como qualidade, cumprimento de timings, garantia uma oferta que foi conquistando clientes e novos franchisados, permitindo que hoje tenhamos uma rede que cobre a maioria do território nacional. A isto, incorporámos uma estratégia de marketing e comunicação, adiccionando atributos emocionais a atributos técnicos, para além da aposta na tecnologia, tanto na interação com a rede como na relação com o cliente", refere João Carvalho, director-geral da Melom.
"Vivemos tempos excepcionais e nunca a casa foi tão importante para os portugueses, que estão a aproveitar agora para melhorar as suas habitações com pequenas e grandes obras. Temos notado um crescimento na procura das nossas marcas, o que vem reforçar a ideia de que existe um olhar mais exigente para a remodelação de imóveis, que se concentra nas marcas como as nossas, que incorporam credibilidade e segurança aos projectos. O nosso caminho para os próximos anos desenha-se no reforço da nossa presença no mercado nacional, com uma rede mais capilar", acrescenta o responsável.
156 franchisados, 650 colaboradores
Actualmente a Melom, juntamente com a Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), especializada em pequenas intervenções, contabilizam 156 franchisados, sendo 650 o número de pessoas que trabalham directamente para as insígnias, ou seja, equipas de gestão das unidades franchisadas, com a Melom a representar 426 desses profissionais e o QMACO os restantes 224. Ao longo dos últimos 10 anos, a Melom interveio em perto de 200 mil obras.
Destaque também para o projecto Casa de Sonho, lançado em 2014, um serviço "chave na mão", que assegura todo o projecto de licenciamento e construção de moradias, registou 84 casas adjudicadas, no valor global de 16,5 milhões de euros. Em destaque os anos de 2017 e 2018, com 26 casas adjudicadas por cada ano. Oeiras, Sintra e Cascais, com 26 casas das 84, são os concelhos do distrito de Lisboa em evidência e que compõem o top 3 por localização.
No final deste ano pretende igualar a marca do ano passado, com cerca de 50 novos franchisados e estima fechar o ano a faturar à volta dos 35 milhões de euros, registando, assim, uma quebra de 10% face a 2019, que se explica devido aos efeitos da pandemia. Ainda assim, será um resultado idêntico ao registado em 2018.
Expansão prevê consolidação em Espanha e França como objectivo seguinte
Espanha foi o país escolhido pela Melom em 2018 para dar os primeiros passos na internacionalização. Nestes dois anos a empresa implementou a marca e a operação, tendo seleccionado um novo parceiro que representará a empresa nos próximos 10 anos para a região de Madrid, o que permitirá à marca procurar e seleccionar masters para outras regiões de Espanha. Actualmente na comunidade de Madrid, a Melom tem cerca de 20 franquias em carteira e estima obter uma facturação próxima de um milhão de euros neste primeiro ano de transicção para um master local.
A empresa tem como objectivo a expansão do conceito internacionalmente, tendo como foco principal o mercado europeu. Espanha e França, países que já têm relação com empresas do Grupo, são mercados-alvo da rede numa primeira fase.
Presença digital com novo site, campanha e parcerias com influenciadores digitais
Para assinalar a efeméride, a empresa vai lançar este mês a campanha "Don't do it yourself" (não faça você mesmo), que irá decorrer em ambiente digital. A campanha é composta por dois pequenos vídeos (um que representa a marca Melom; outro a marca QMACO), concebidos para diferentes plataformas digitais, e visa inverter a tendência do "faça você mesmo", impulsionada pelo período de confinamento.
Destaque ainda para o lançamento do novo website, que além de novo layout, conta agora com um simulador de obras melhorado e parcerias com influenciadoras como "A Pipoca Mais Doce" e "The Master Bedroom" em acções de engagement com o consumidor.