Igreja do Espírito Santo recebe o renovado Museu Pedro Nunes
A Igreja do Espírito Santo, edifício classificado como Imóvel de Interesse Público em 1993, recebe o renovado Museu Municipal Pedro Nunes, em Alcácer do Sal. As obras de requalificação custaram 1,5 milhões de euros.
Iniciadas em março de 2017, após adjudicação e assinatura do ato de consignação entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a empresa IN SITU, as obras visaram tornar o Museu Municipal Pedro Nunes num espaço adequado às suas funções, sem desvirtuar a outrora Igreja do Espírito Santo, edifício classificado como Imóvel de Interesse Público em 1993. Os trabalhos contemplaram o acondicionamento das estruturas arqueológicas, através da protecção e respectivo aterro das mesmas; obras de conservação e manutenção do edifício; restauro dos altares laterais e do altar-mor; restauro e conservação da parede atrás do altar-mor; execução do pavimento; execução de uma casa de banho; remodelação completa da cobertura, com tratamento das asnas existentes e execução de reforços; execução do coro-alto, introdução de espaços e infraestruturas adequados e necessários ao funcionamento do museu (redes eléctrica, de incêndio, intrusão, águas e esgotos).
A profunda intervenção de que o Museu foi alvo teve um investimento elegível de 775.140,38 euros, a que corresponde uma comparticipação do FEDER de 658.869,32 euros. A este valor soma-se a intervenção de conteúdos museológicos, que eleva o custo de toda a operação para cerca de 1,5 milhões de euros.
O Museu Municipal Pedro Nunes encerrou ao público em 2007, devido ao avançado estado de degradação do edifício. Entre 2008 e Janeiro de 2011 acolheu um ciclo de escavações realizadas pelo Sector de Arqueologia e Museologia da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, que deram a conhecer a ocupação humana deste espaço, do séc. IV a.C até ao séc. XVIII.
A inauguração do renovado Museu Pedro Nunes está agendada para o dia 6 de Abril.