Estação Olivais da linha Vermelha está como nova
O Metropolitano de Lisboa concluiu as obras de reabilitação na estação Olivais da linha Vermelha, a intervenção profunda nesta estação envolveu um valor total de investimento de cerca de quatro milhões de euros.
Em comunicado, a empresa explica que os trabalhos, iniciados em 26 de Fevereiro de 2019, foram constituídos por intervenções de reabilitação profundas, face ao estado de degradação que apresentavam algumas zonas da estação, assim como a renovação de alguns equipamentos e infraestruturas.
Destacam-se entre estas, as intervenções de reparação e o tratamento das infiltrações em praticamente todas as zonas da estação, quer nas zonas de utilização pública tais como os cais, átrios, escadas de acesso ao cais e escadas exteriores, assim como nas zonas técnicas, nomeadamente os sub-cais e subestação de tracção.
Para além das intervenções de cariz estrutural, foram efectuadas reabilitações em alguns elementos arquitectónicos, nomeadamente a renovação dos tectos das abóbadas do cais, a reabilitação dos painéis de azulejos com as obras plásticas, bem como a limpeza e reabilitação das paredes e pedras de revestimento.
Em termos de infraestruturas eléctricas, foram integralmente substituídas duas escadas mecânicas de ligação entre o cais e o átrio, substituídas as portas dos três elevadores da estação e realizadas intervenções de renovação do sistema de bombagem da subestação de tracção. O sistema de videovigilância da estação foi actualizado, com a inclusão da funcionalidade de controlo de acessos e intrusões à via férrea. O sistema de iluminação das zonas públicas da estação foi igualmente renovado, com a utilização de novos sistemas de fixação e encaminhamento da iluminação, assim como a utilização de aparelhos de iluminação de baixo consumo em LED´s.
Ao nível da superfície, na zona adjacente ao elevador de ligação ao exterior, foram colocadas vedações de protecção e delimitação desse espaço, impedindo assim a vandalização recorrente que se vinha verificando ao longo do tempo, assegurando desta forma a segurança dos passageiros no acesso ao elevador
Recorde-se que durante todo o período de intervenção a estação manteve-se aberta ao público e em plena operação, apenas com alguns condicionamentos pontuais a nível dos acessos.
As obras na estação Olivais envolveram um valor total de investimento 3.941.490,83 euros e enquadraram-se no plano de investimentos em curso desde 2017, com vista a modernizar e melhorar as acessibilidades das estações da rede do Metro.
De relembrar que a estação Olivais foi inaugurada em Outubro de 1998. Tem projecto arquitectónico de autoria do Arquitecto Rui Cardim e intervenção plástica de Nuno de Siqueira e Cecília de Sousa.