Cineteatro de Vila Praia de Âncora reabre renovado
O cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, em Caminha, que se encontrava encerrado há duas décadas, vai reabrir "completamente remodelado" em Janeiro de 2017, no ano do centenário daquela corporação, informou hoje a Câmara local.
Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que a intervenção, "em fase de conclusão", foi iniciada em Novembro de 2015, "fruto de um novo relacionamento entre o município e a Associação Humanitária dos Bombeiros dos Voluntários de Vila Praia de Âncora".
A sala de espetáculos agora requalificada "tem capacidade para 200 pessoas, sendo integrada num complexo com novos camarins, novas instalações sanitárias, condições de conforto e de segurança".
A inauguração do imóvel está marcada para 7 de Janeiro e será, "um dos pontos altos" das comemorações do centenário daquela associação humanitária. A cerimónia será presidida pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.
A reabertura da sala de espetáculos será assinalada com um concerto solidário com António Zambujo. A receita da bilheteira reverterá para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Em Novembro de 2015, aquando do início das obras, a autarquia explicou que a intervenção no interior do imóvel seria suportada pela corporação, com recurso a financiamento bancário, sem especificar o montante.
A corporação vai assegurar as obras de construção civil, enquanto a Câmara irá "apetrechar o imóvel, dotando-o de equipamentos de som e imagem, mobiliário, apoio que "será materializado através de transferências para a instituição humanitária, já previstas no Orçamento para 2016".
Para a Câmara de Caminha trata-se de "um equipamento muito importante para a Associação Humanitária, mas também para a população da vila e do próprio concelho".
"Além da componente afetiva do imóvel, a verdade é que Vila Praia de Âncora não dispõe de um local adequado à realização de espetáculos e outros eventos, a não ser ao ar livre", sustentou o município.
Em 2013, o imóvel foi alvo de uma intervenção de reabilitação do telhado, suportada por fundos angariados pela corporação junto da população local.
Lusa/DI