Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Decorrem até 8 de Março de 2021, as pré-candidaturas (fase obrigatória) para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana - IX Edição. Podem candidatar-se intervenções urbanas terminadas entre 1 de Janeiro de 2019 e 31 de Dezembro de 2020.
Qualquer entidade interveniente no projecto pode apresentar a candidatura, desde que acompanhada da declaração de consentimento das entidades com direitos sobre o projecto.
Os vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana serão apresentados em Maio.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, ná na sua nona edição, é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi e visa distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências, o seu “contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social, a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano”.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana desdobra-se por dez categorias: Cidade de Lisboe e Cidade do Porto; Impacto Social; Turístico; Comercial & Serviços; Residencial; Eficiência Energética; Reabilitação Estrutural; Restauro e Melhor intervenção inferior a 1000 m2.
Na edição de 2020 - a VIII - foram aceites a concurso 77 projectos.
A iniciativa conta com o apoio da Secil e o alto patrocínio do ministério da Cultura.