Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Reabilitacao
Ar.Co abre hoje no renovado Mercado de Xabregas

 

Ar.Co abre hoje no renovado Mercado de Xabregas

9 de março de 2017

O Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual inaugura hoje as suas novas instalações, localizadas no antigo mercado de Xabregas, em Lisboa. Uma requalificação da responsabilidade do arquitecto João Santa Rita.

Em comunicado a Câmara Municioal de Lisboa (CML) revala que o diálogo entre a escola e a autarquia no sentido de obter instalações alternativas na capital concretizou-se, em Julho de 2013, com a assinatura de um protocolo mediante o qual a CML cede ao Ar.Co os espaços do antigo mercado de Xabregas, que agora se inauguram após remodelação e adaptação às suas novas funções. A execução deste projeto contou com o apoio do Estado, de mecenas privados assim como da Câmara de Lisboa.

Segundo a autarquia, esta inauguração é particularmente especial uma vez que dá corpo ao trabalho desenvolvido pela autarquia na zona oriental da cidade, no sentido da sua regeneração e requalificação, desta feita através da reconfiguração de um espaço em desuso, adaptando-o às necessidades contemporâneas e permitindo o crescimento de um projecto de educação e criação artística muito particular.

Inteiramente remodelado, o antigo mercado alberga, desde de Janeiro de 2017, os programas de Fotografia, Pintura, Desenho, Ilustração/BD, Joalharia, Cinema/Imagem em Movimento e História e Teoria de Arte já anteriormente sediados em Lisboa. A nova sede do Ar.Co conta ainda com novos espaços para os serviços administrativos, um espaço para programação de eventos (exposições, conferências, etc.) e uma cafetaria.

Já a actividade do Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual teve início em 1973 na Rua de Santiago, 18, ao Castelo. O rápido crescimento do Centro, sobretudo na área da formação, levou a que a instituição se expandisse, ao longo dos anos 80, para a Quinta de S. Miguel em Almada e para mais três espaços oficinais na Rua de Santiago (13,17 e 19).