CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Projecto "Casa 2030": o que pode ser uma casa e um quarteirão daqui a oito anos?

12 de maio de 2022

O projecto "Casa 2030" é um concurso nacional de ideias destinado a promover a reflexão sobre o que pode ser uma habitação ou um quarteirão no ano 2030.

O projeto visa a aplicação de novas tecnologias na construção de edifícios e um habitat mais sustentável e resiliente e é organizado pelo Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (DECivil) e da empresa VIVA Domus.

O concurso “Casa 2030” surge como “contributo ao compromisso assumido pelo setor da construção em Portugal de reduzir de forma muito significativa as emissões de gases com efeito de estufa” e integra-se no programa que as autarquias propõem de construir 26.000 habitações até Junho de 2026.

O projecto tem o apoio das câmaras municipais de Lisboa, Oeiras  e Seixal e das empresas Gaiurb, Rede Nacional de Expressos e Vanguard Properties e conta com a colaboração da Universidade de Aveiro.

 

Pensar a casa, o quarteirão, a envolvente...

Entre os requisitos do projecto está o recurso a sistemas de gestão e produção de energia renovável, isolamento térmico e acústico, gestão e tratamento de águas, além de espaços exteriores como jardins, hortas comunitárias, parques infantis, ecopontos, ciclovias e estacionamento.

O concurso é composto por duas etapas: 1.ª Fase que decorre de 28 e 29 de Maio 2022 e a 2.ª Fase entre 13 de Junho e 9 de Setembro 2022.

Este tipo de concurso já foi feito em universidades holandesas e inglesas, mas muito centrado no edifício de habitação. Fernando Nunes da Silva (professor catedrático do Técnico, aposentado; CiTUA) acrescenta que os organizadores da inicitiva em Portugal pensaram que “seria interessante alargar o âmbito, considerando o quarteirão e a sua gestão, e desafiar os alunos portugueses a desenvolverem as suas ideias num momento em que o Governo está a lançar um enorme programa de construção de 26 mil habitações.».