Pavilhão de Portugal na Expo Yangzhou 2021com mais de dois milhões de visitantes e vários prémios
O Pavilhão de Portugal na Expo Yangzhou 2021, gerido pela Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), recebeu mais de dois milhões de visitantes e os prémios "Most Green Low Carbon Pavilion", atribuído pela World Green Design Organization (WGDO) e pela Associação de Ciência e Tecnologia de Jiangsu, e a medalha de bronze no concurso de pavilhões da feira. O prémio "International Cultural Exchange Award" foi atribuído à própria ACTEP, pelo comité da organização desta exposição internacional.
O Pavilhão de Portugal/ACTEP, que ocupava uma área total de 1.500 metros quadrados, teve o seu edifício integralmente forrado a cortiça portuguesa, com o apoio da Amorim Cork, o que suscitou desde o primeiro dia uma enorme curiosidade e interesse por parte dos visitantes da feira relativamente ao uso dado a este material.
Por outro lado, o pavilhão dispunha de um jardim que retratava a cultura do vinho do nosso país, com o apoio da Quinta da Bacalhoa, constituindo outro espaço de grande atractividade. A decoração do pavilhão continha diversas alusões à História dos Descobrimentos Portugueses, foi também palco para a exibição de vários filmes promocionais, com o apoio do Turismo de Portugal.
A 5 de Outubro, dia escolhido para celebrar Portugal na Expo Yangzhou 2021, mais de uma centena de personalidades convidadas marcaram presença no evento organizado no Pavilhão de Portugal/ACTEP, durante o qual puderam ver e escutar uma mensagem gravada em vídeo pela Senhora Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, bem como um filme sobre o turismo de Portugal.
Todas as iniciativas que decorreram no Pavilhão motivaram a atribuição de um prémio, o "International Cultural Exchange Award", à ACTEP, em reconhecimento pela promoção da cooperação entre o município de Yangzhou, a província de Jiangsu, a China e Portugal.
De registar também a atribuição do prémio de sustentabilidade, que se realizou durante uma conferência que reuniu dezenas de designers de arquitectura e paisagem da China, tendo a audiência online atingido as 300.000 pessoas.
"Estamos muito felizes e sentimo-nos muito honrados por termos assegurado a presença de Portugal nesta feira, que nos permitiu mostrar e promover um pouco do que é este destino turístico de grande qualidade aos mais de dois milhões de visitantes Chineses na Expo Yangzhou", afirma o presidente da ACTEP, Yong Liang, acrescentando que "apesar da pandemia nos ter limitado muito todas as actividades que tínhamos previsto, foi um sucesso e, acima de tudo, uma motivação para continuarmos a cumprir este que é um dos objectivos da nossa associação, que é a promoção de Portugal na China".