







Palácio da Brejoeira: a “jóia da coroa” do Real Estate está à venda
O Palácio da Brejoeira, em Monção, ex-libris das casas senhoriais em Portugal e imagem identitária do vinho Alvarinho, está à venda.
O imóvel está no mercado há já alguns anos mas as negociações tem-se pautado pela maior descrição, razão de ter sido um segredo bem guardado.
Segundo Emílio Magalhães, administrador e accionista maioritário do palácio, citado pelo JN, o preço base é de 25 milhões de euros, embora ela possa ser inflacionado pelo interesse manifestado por muitos potenciais compradores estrangeiros. O preço inclui o imóvel com 1700 metros quadrados, cuja construção terá tido início em 1806, todo o seu recheio, e um total de 28 hectares de terrenos de cultivo de vinha (17 hectares), de floresta (oito) e de jardins (três). O negócio inclui ainda a marca de vinho Alvarinho "Palácio da Brejoeira", uma das mais antigas da região.
A grandiosa construção em estilo neoclássico do início do séc. XIX tem a forma de L e é composto por três torreões e dois vastos vãos que demonstram a harmonia da arquitectura típica da época.
O interior possui vários amplos quartos, biblioteca e salões decorados com peças únicas maioritariamente estilo império e oriental, que revelam o luxo à época, nomeadamente peças de decoração e tapeçarias de vários estilos.
A propriedade é Património Nacional desde 1910, e abriu as suas portas ao público em 2011, tendo sido já visitado "por mais de 300 mil pessoas".
Fotografias: Palácio da Brejoeira