Olhão vai ser incubadora de empresas de base tecnológica
A Câmara Municipal de Olhão e a Altice Labs assinam esta 5.ª Feira um protocolo que visa a criação no concelho algarvio de uma incubadora de empresas de base tecnológica. O documento será firmado pelo presidente da autarquia, António Miguel Pina, e o presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.
Em causa está a implementação em Olhão de uma incubadora de investigação e desenvolvimento de produtos de base tecnológica, que surge na sequência de outros dois polos complementares à estrutura principal, na Universidade de Aveiro, situados em Viseu e no Funchal.
Na prática, este polo funcionará como uma plataforma a partir da qual empresas e desenvolvedores particulares poderão trabalhar em novas aplicações ou tecnologias que se enquadrem na estratégia de desenvolvimento do grupo Altice.
Esta parceria funcionará em resultado de um encontro de sinergias: à autarquia compete proporcionar as instalações e dinamizar as entidades que vão avaliar as propostas que se candidatem; a Altice, por seu lado, contribuirá com todos os recursos à sua disposição, do financiamento ao know-how, passando pelo acesso a um mercado global por parte das ideias de inovação, produtos e tecnologias que surjam.
“Mais um passo dado no sentido criar não só empregabilidade tradicional, mas uma nova empregabilidade, que surgiu com o boom tecnológico dos últimos anos. Olhão tem que estar na linha da frente desta nova realidade, para que os nossos jovens não tenham que ir viver e trabalhar para Lisboa, ou mesmo para o estrangeiro, se quiserem ter uma carreira na área das novas tecnologias”, afirma o autarca António Miguel Pina.