Melom chega a Itália
A Melom, empresa portuguesa especialista em obras residenciais, elegeu Itália como o próximo destino do seu plano de internacionalização e já selecionou um master.
A marca prevê abrir no próximo ano 40 unidades franchisadas na região de Emilia-Romagna (norte do país). Já no país vizinho, após um projeto piloto entre 2018 e 2020 e que serviu de análise e adaptação do conceito a Espanha, soma actualmente 11 franchisados na Comunidade de Madrid, mas aponta crescer, estimando alcançar as 15 unidades franchisadas até ao final do ano. A aposta da marca em internacionalizar o conceito nestes dois países do sul da Europa deve-se às semelhanças no que diz respeito ao mercado de obras e remodelações de imóveis.
“Percebemos que existe ainda uma enorme necessidade de profissionalizar o sector a nível europeu. Com o nosso know-how, apostamos em levar o conceito para outras partes da Europa, com Espanha a ser o país escolhido pela Melom em 2018 para dar os primeiros passos na internacionalização. Escolhemos agora Itália como o próximo destino no nosso plano de expansão, dado este ser também um país com semelhanças no mercado de obras e remodelações de imóveis. Existem milhares de players pouco profissionalizados, carência de mão-de-obra qualificada e desconfiança do consumidor final no setor, pelo que esperamos ajudar a alterar este paradigma do setor com a entrada da Melom em Itália”, explica João Carvalho, co-fundador da MELOM e actual director de expansão e desenvolvimento.
Em Itália, o modelo de franchising será muito idêntico a Portugal e ao que está aplicado ao mercado em Espanha, ou seja, haverá dois tipos de franquia, uma vocacionada para renovações integrais e mais orientada para empresas de construção e gabinetes de arquitectura e engenharia e uma outra voltada para pequenas reparações e dirigida aos profissionais que executam eles próprios a obra ou reparação.