Lisboa vai ter um novo Parque Verde em Marvila
Depois da inauguração da primeira fase do Parque Ribeirinho Oriente no início do ano, a freguesia da capital vai ter uma nova área verde qualificada de 7 hectares.
O Parque Urbano da Quinta Marquês de Abrantes, no Bairro dos Alfinetes, terá cerca de 7 hectares de percursos pedonais e cicláveis, parque infantil, campos desportivos e hortas comunitárias. Em 2023, a actual área circundante à estação ferroviária dará lugar a uma “praça de aldeia” - afirma a autarquia da capital
Projetado pela PROAP Arquitectura Paisagista, o futuro parque foi concebido “a pensar na relação entre o passado e o futuro do bairro”, tendo o projecto aprovado tido “em conta os contributos dos cidadãos de Marvila, que integraram o júri do concurso, lançado em Fevereiro de 2020”.
O novo espaço verde representa um investimento de cinco milhões de euros financiado pela autarquia e situa-se também muito perto da frente de rio.
A proposta vencedora, da autoria do arquitecto paisagista João Nunes, apresenta o projecto de um parque local, que “servirá a freguesia, e ao mesmo tempo integra a grande estrutura verde da cidade, projectado a pensar na ligação entre passado e futuro, entre o bairro e a estação, estando preparado para evoluir com fluidez em conjunto com o futuro alargamento da linha férrea”.