Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

 

Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

 

Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

 

Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

 

Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

 

Lisboa vai inaugurar 11 hectares de parque verde

23 de janeiro de 2018

O Parque Urbano do Vale da Montanha, que liga a Avenida Almirante Gago Coutinho  (comummente designada por avenida do aeroporto) e a Avenida Marechal António de Spínola,  em Chelas e que é delimitado ainda pelo parque da Bela Vista Sul e a Linha de Cintura Interna, junto ao Areeiro, tem 11 hectares e será inaugurado em breve – a informação foi revelado pela publicação especializada sobre a cidade de Lisboa “O Corvo” e confirmada pela autarquia, em nota enviada àquela publicação .

O novo parque urbano – segundo ainda O Corvo -  “permitirá ainda a ligação ao novo Parque Urbano do Casal Vistoso, através de uma ponte ciclopedonal inaugurada em 2012 – como parte das contrapartidas pela realização do Rock in Rio. O novo espaço público insere-se no programa de expansão do Corredor Verde Oriental, que no seu conjunto terá uma extensão de cerca de 150 hectares, assegurando a ligação à zona ribeirinha, em Marvila” informa aquela publicação.

Os terrenos intervencionados e que durante muitos anos foram baldios necessitaram de ser «modelados», tendo envolvido “a deposição e movimentação de grandes quantidades de terras” – explica a CML na nota enviado ao O Corvo. Segundo o executivo camarário, “para além das plantações de árvores e arbustos e da instalação de prados e relvados, o espaço reflecte sobretudo um trabalho de modelação de terreno que visou proteger os utilizadores da exposição visual e sonora à linha de cintura e à Avenida dos Estados Unidos da América”.

As obras tiveram início em 2015 e estão praticamente concluídas, faltando apenas a terminar os acabamentos do zona do Quiosque-Bar e o parque infanto-juvenil. 

A modelação do terreno e a criação de linhas de drenagem naturalizadas – refere a CML - , promovem o escoamento à superfície  e restituem o circuito hidrológico próprio de um vale, “contribuindo desta forma para promover a retenção de águas e a sua infiltração”.

Quem por lá passar agora não ficará particularmente “extasiado” com a mancha verde criada, mas os muitos milhares de pés de árvores e arbustros autóctones lá plantados e sabiamente distribuídos fazem ainda o seu percurso de crescimento. E a natureza tem o seu tempo próprio, não convém apressá-la…

Fotos: Cortesia O Corvo