CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Jornal norte-americano aponta 5 razões para se viver em Portugal

11 de maio de 2017

Jornal norte-americano U.S.News aponta 5 razões para se viver em Portugal. O facto de ser na Europa, é um país conectado, custo de vida acessível, acolhe bem e aprender português.

A reconhecida jornalista Kathleen Peddicord, dá o exemplo de Melanie Veah, solteira de 40 anos que quer se aventurar em sair para outro país e conhecer o mundo. O plano de Veah era estabelecer uma base num novo país que até pudesse passar mais tarde a idade da reforma. Depois de meses de pesquisa e olhando o mapa do mundo, ela escolheu a região do Algarve. Melanie decidiu assim criar uma nova vida em Portugal e explica as cinco razões porque se deve viver aqui:

  1. É a Europa. Antes de escolher onde lançar uma nova vida num novo país, é importante certificar-se de que está ciente sobre o tipo de vida que deseja. "Sei que sou alguém que não se importa de acampar, mas não é minha primeira escolha para diversão", diz Veah. Em outras palavras, Veah quer um país desenvolvido, não em desenvolvimento. Ela dá prioridade à cultura, arte, arquitectura e história e ter a possibilidade de viajar. "Agora que estou no Algarve, o meu objectivo é chegar a todas as grandes cidades europeias dentro de dois anos". 
  2. A região está muito conectada. Melanie ainda não está na idade de pedir a reforma e assim necessita de trabalhar. O seu plano é ganhar a vida como escritora freelance. Para isso, ela precisa de uma conexão confiável à Internet. "Eu também queria saber que meus filhos tinham facilidade em entrar em contacto comigo a qualquer hora em caso de uma emergência". Portugal é um país muito ligado. As portagens das estradas são electrónicas. Tem-se acesso online às instituições governamentais. O WiFi está em todo o lado.
  3. O custo de vida é acessível. Veah é originalmente do Midwestern Estados Unidos, mas no Algarve o dólar tem muito valor. Ela refere ainda um exemplo, um copo de vinho custa 4 euros na zona turística no Algarve, mas desce para 1 euro a poucos passos dessa zona. "Para mim, isso torna o sabor quatro vezes melhor", diz Veah.
  4. Portugal acolhe estrangeiros. O governo tem incentivado turistas, reformados, expatriados, investidores e empresários de todo o mundo. Novos programas de vistos e impostos são alguns dos melhores disponíveis na região. O regime de residência permanente em Portugal ou o programa Golden Visa do país, são bons exemplos disso.
  5. Aprender um segundo idioma. Veah está interessado em aprender uma segunda língua, "estou lutando para aprender português, mas verifico que a maioria das pessoas que se conhece aqui fala inglês", revela Melanie. "Além disso, os portugueses são tão complacentes que estão felizes em satisfazer minhas habilidades linguísticas limitadas. Faz tudo parte da aventura".