CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Investidores alertam que o fim dos Vistos Gold vão tirar 700 M€ por ano à economia

7 de outubro de 2020

A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários - APPII revela que o fim dos Vistos Gold em Lisboa e Porto, vai retirar um investimento de cerca de 700 milhões de euros por ano ao país e ainda 85 milhões em impostos directos e taxas ao Estado.

"O programa Vistos Gold é um dos principais propulsores daquele que é hoje considerado consensualmente um dos motores da economia – o imobiliário, que representa 15% do PIB nacional – e que contribui decisivamente para a regeneração e dinamismo que se verificou nas principais cidades portuguesas, beneficiando a economia, concretamente a hotelaria, restauração, no comércio, etc", refere Hugo Santos Ferreira, Vice-Presidente Executivo da APPII.

Segundo o responsável, "o regime dos Vistos Gold é demasiado importante para o nosso País e para a nossa economia para ser vítima de tentativas vãs de 'jogo político', e que agora deixa todos aqueles que acreditaram e investiram na nossa economia com as expectativas defraudadas, um erro de estratégico com efeitos nefastos para a reputação do nosso país cujas consequências não conseguimos antever ainda sequer'.

De acordo com a APPII, nos últimos anos o investimento imobiliário intensificou-se particularmente no mercado português, em 2019 o investimento imobiliário em Portugal ascendeu a 30.000 milhões de euros, o que representa 15% do PIB.

No entender da APPII, que representa as 200 principais empresas de promoção e investimento imobiliário, nacionais e estrangeiras, a actuar em Portugal, esta medida vai ditar o fim de grande parte do investimento estrangeiro em Portugal, que desde 2014 já representou um investimento que ascende a 25.000 milhões de euros.

A notícia refere que o Governo está disposto a avançar até Dezembro com restrições aos Vistos Gold nos grandes centros urbanos, levando por diante a medida acordada com a esquerda parlamentar nas negociações para o Orçamento do Estado de 2020.

A APPII recorda ainda que "94% dos “vistos gold” concedidos desde o início do programa foram direccionados para o investimento imobiliário, destes 88,6% foram direccionados para a aquisição de imóveis acima de 500 milhões de euros. 97% do investimento daí decorrente foi para o litoral do país. Em 2019 o Programa Vistos Gold representou 700 milhões de euros em investimento e 85 milhões de receita para o estado em impostos diretos. Existe desde 2015 uma discriminação positiva em que é aplicada uma redução de 20% para investimentos localizados fora do litoral e dos grandes centros urbanos".