Superfície do Mónaco vai aumentar 6 hectares
O principado do Mónaco vai ver, uma vez mais, a sua superfície aumentar. Uma nova mega-urbanização de luxo vai conquistar ao Mediterrâneo o equivalente a mais de seis campos de futebol. Recorde-se que esta não é a primeira operação do género, desde a década de 70, o principado dos Grimaldi tem-lo feito recorrentemente: dos 202 ha da sua superfície actual (2.020.000 m2), cerca de 40 hectares foram conquistados ao mar.
O novo projecto de Monte Carlo, cuja conclusão é apontada para 2025 e está orçado em 1.000 milhões de euros, é assinado pelo atelier francês Valode & Pistre, em parceria com Renzo Piano — responsável pelo bairro da marina — Michel Desvigne, encarregado do paisagismo, e o arquitecto monegasco Alexandre Giraldi. A construção está a cargo da Bouygues Travaux.
Situada na zona oeste da Cidade-Estado, a nova urbanização prevê a construção de prédios de apartamento e villas de luxo, zona comercial, equipamentos públicos, a ampliação em 3 500 m2 do Grimaldi Forum, uma pequena marina, um parque público e um passeio marítimo ao longo de toda a sua extensão.
Segundo o plano de construção apresentado pela Bouygues Travaux, irão ser pré-fabricados 18 ‘caixotões’ de betão armado de 26 metros de altura e 10 000 toneladas, que serão transportados por mar antes de ser imersos e que constituirão o “o cinto de protecção para o aterro”. Mas quer a empresa construtora, como os autores do projecto, assim como o próprio Príncipe Albert II do Mónaco garantiram que irão a tomar medidas quanto à protecção do ambiente e a preservação da biodiversidade marinha nesta área.
Veja o Vídeo :