Conhece a Cidade do Vinho em Bordéus?
La Cité du Vin, é novo centro cultural em Bordéus, um local único onde os visitantes podem aprender tudo sobre vinho, a sua história e influência na civilização, através de uma variedade de zonas temáticas, exposições e espectáculos multimédia. Um edifício que inclui ainda um miradouro situado no topo da torre de 55 metros de altura oferece uma vista de 360 graus da cidade e dos vinhedos circundantes.
Trata-se de um projecto desenhado por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières da XTU Architects e constitui uma forte afirmação arquitectónica graças às suas curvas ousadas e à sua forma global que evoca o espírito e a natureza líquida do vinho: corpo arredondado, intangível e sensual. Obviamente, o vidro desempenha um papel importante na expressão destes aspectos.
A XTU Architects optou por um vidro capaz de oferecer o mais alto desempenho, devido ao seu papel especial na reflexão da luz, tanto no interior como no exterior. Os arquitectos escolheram a empresa de revestimentos exteriores francesa Coveris, para ajudar a encontrar a melhor solução para este projecto de elevada visibilidade. A escolha recaiu sobre a Guardian Glass, um fabricante líder de vidro arquitectónico de alto desempenho.
Na torre principal do edifício, foi usado vidro para criar uma capa separada que envolve a estrutura valorizando a sua estética. No total, foram usados aproximadamente 900 painéis de vidro, alguns dos quais foram serigrafados com 20 padrões diferentes. Todos os painéis são distintos, medindo o maior deles 5,1 x 1,5m. O projecto inclui três tipos de painéis: monolítico, laminado e laminado triplo. É sobre este último tipo que é aplicado revestimento SunGuard Solar Gold 20. Todos os painéis foram fixados individualmente na obra utilizando 4500 acessórios de fixação separados com medidas de 50mm a 270mm de altura. O sistema de fixação teve de ser programado usando um software específico devido à geometria particular do edifício. A capa de vidro final cobre uma superfície total de 2700 metros quadrados.
Para quem ainda não conhecia o projecto pode agora ficar com uma ideia como será a Cidade do Vinho.