Rússia inaugura maior Oceanário do mundo
Tem, no seu total, cerca de 25.000.000 litros e vai acolher 500 espécies de peixes, mamíferos, crustáceos...
Localiza-se na ilha de Rousski, junto a Vladivostok, a maior cidade portuária russa no Oceano Pacífico e é cerca de 3,5 vezes maior que o Oceanário do Parque das Nações, em Lisboa. Custou 15,5 mil milhões de rublos, o equivalente a 213,4 milhões de euros.
Embora o oceanário só tenha aberto ao público hoje, dia 6 de Setembro, a cerimónia de inauguração teve lugar há uns dias, com a presença do Presidente russo Vladimir Putin, e como convidados ilustres a Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, e do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
"É um centro científico e educativo que, como esperamos, possa dar lugar a uma estreita cooperação entre os maiores especialistas da região e de todo o mundo ", afirmou Putin.
O oceanário deveria ter sido inaugurado há já dois anos atrás, mas problemas com a empresa construtora e com os responsáveis da obra por parte do Estado, acusados de terem recebido “luvas” que poderão ter ascendido a 15 milhões de euros, levaram a que os trabalhos tivessem sido interrompidos durante bastante tempo.