Rebuild 2022 terá a maior superfície de todas as edições até à data no IFEMA Madrid
A Rebuild, evento de referência para profissionais da construção, regressa para a sua quinta edição ao IFEMA Madrid, em Espanha, de 26 a 28 de Abril, e fá-lo atingindo já 95% de ocupação da sua área de exposição. Será a edição com a maior área de exposição das realizadas até à data e na qual se espera bater um recorde de público, com a expectativa de 15 mil participantes durante os três dias.
Industrialização, sustentabilidade e digitalização serão os pilares em que assentará esta edição, na qual girará em torno de edifícios pensados para o bem-estar das pessoas.
“Todos sabemos que não há volta atrás no processo de transformação da indústria da construção e temos o privilégio de poder liderá-lo. A Rebuild é justamente a ferramenta que temos para nos ajudarmos nesse processo de transformação e o nosso objectivo é oferecer ao sector tudo o que ele precisa para enfrentar os desafios que se avizinham. Estamos à beira de uma mudança, na qual os fundos NextGen EU terão um papel fundamental, pois vão promover e acelerar as transformações que o sector precisa, especialmente no aspecto da sustentabilidade, o grande desafio global que todos enfrentamos”, revela David Martínez, presidente da Rebuild e CEO da Aedas Homes.
Mais de 350 empresas expositoras apresentarão as mais recentes soluções, materiais, tendências e sistemas construtivos dos diferentes sectores envolvidos num projecto de construção em termos de Iluminação, Interiores, Cozinha, Casas de Banho, Revestimentos, Pavimentos e Superfícies, Fachadas, Eficiência Energética, Ar Condicionado , Domótica, BIM & Soluções Digitais, Sistemas Construtivos, Serviços e Imobiliário.
Empresas líderes como ACR, AedasS Homes, Aldes, Ardex Wedi, Arpada, Arquima, Avintia Grupo, Baublock, BAXI, BMI, Corian Design, Egoin, Evowall Technology, ExSitu, Favekker, FINSA, Grohe, Domo, Jung, Lignum Tech, Neinor Homes, Ramon Soler, Room 2030, Schneider Electric, Sika, Simon, Sodeca, Soler&Palau, Thermochip ou Visendum, entre muitos outros, já confirmaram a sua participação no Rebuild 2022. O evento também vai alargar as suas fronteiras nesta edição com a Dinamarca e Áustria com seus primeiros pavilhões internacionais e que mostrará sua liderança no campo do design de interiores.
O roteiro para a transformação do sector no Congresso Nacional de Arquitetura e Construção Avançada 4.0
No âmbito do Rebuild, será realizada uma nova edição do Congresso Nacional de Arquitectura e Construção Avançada 4.0, que continuará a aprofundar as principais questões que os profissionais da construção devem abordar para mudar o modelo de produção que o sector deve assumir . Nesse sentido, mais de 400 especialistas vão compartilhar suas visões sobre temas tão relevantes para o sector como a construção industrializada, ou o problema do talento no sector, com o Talent Marketplace, que buscará soluções para atrair jovens colaboradores e incorporar as mulheres a oferta de mão-de- obra do sector.
A digitalização voltará a ser o principal protagonista no Congresso. Os profissionais terão a oportunidade de observar os mais recentes avanços neste campo, como a domótica, o conjunto de tecnologias que possibilitam a construção dos chamados "edifícios inteligentes", ou o tratamento do Blockchain aplicado à construção ou soluções disruptivas de empresas como como PropTech e BuildTech. Além disso, durante esta edição, será elaborado o primeiro mapa-mundi das startups da ConTech, que será apresentado dentro do Construction Tech Startup Forum.
Por seu lado, a sustentabilidade continuará a ser um dos pilares fundamentais para o sector e também um tema central para a Reconstrução. Especialistas do sector vão abordar como melhorar a eficiência energética dos edifícios, bem como a sua reabilitação, uma acção fundamental no futuro do parque imobiliário espanhol, que actualmente conta com cerca de 27 milhões de edifícios pendentes de reformas estruturais. Da mesma forma, será também dada ênfase à construção circular, baseada na reutilização de materiais de construção, e serão analisadas as fases de produção, manutenção e desmantelamento dos edifícios, colocando sobre a mesa as chaves para a realização deste processo.
O Conselho Consultivo Rebuild inclui os grandes promotores, os principais fabricantes de materiais de construção, bem como as principais associações, associações patronais e associações profissionais como o COAM, a APCE, o Conselho Superior de Arquitectos de Espanha, o Observatório 2030, o Colégio de Engenheiros Técnicos de Madrid, GBCe, Consórcio Passivhaus, OCH, Fundación Laboral de la Construcción, IE School of Architecture, entre outros.