CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

PS francês vai vender sede histórica em Paris

2 de outubro de 2017

Por cá o PS festeja os resultados obtidos nas eleições autárquicas; em França, porém, o seu congénere está profundamente abalado com a decisão da direção do partido de pôr à venda a sede nacional da Rue Solférino. A decisão parece ser inabalável.

Hipotecado que foi (nalgum secretismo) o imóvel para avalizar um empréstimo de 8 milhões de euros contraído em Agosto destinado a financiar a campanha de seu candidato às eleições presidenciais de 2017, Benoît Hamon; e face aos maus resultados obtidos por este, com as consequentes repercussões financeiras daí decorrentes, a questão da venda parece ser agora a mais racional, e também inevitável.

Segundo se pode ler na imprensa francesa, “com 31 deputados na Assembleia Nacional, em comparação com 284 na legislatura anterior, os subsídios públicos do Partido Socialista em 2017 passaram de 25 para € 7 milhões por ano…”. A Direcção Nacional do PSF já declarou, no entanto, que não venderá o imóvel a quem quer que seja…e que espera até meados deste mês de outubro por propostas concretas.

O edifício, de 3.000 m2, tem um valor estimado em 53 milhões de euros, segundo preços de mercado praticados no “chique” VII Arrondissement.

O palacete do Séc. XVIII, na Rive Gauche, em Paris, é sede nacional dos socialistas franceses desde 1986 e ao local estão associados momentos históricos da vida do PSF e da história de França.

Antes de ser sede do PSF, o palacete foi o local de emissão da Radio Paris, porta-voz do governo colaboracionista de Vichy durante a ocupação nazista da França (1940-1944), e depois de 1944, chegou a ser sede da CGT, uma das maiores centrais sindicais de França.