CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

 

Nova Biblioteca Central de Helsínquia custou 98 milhões de euros

11 de novembro de 2018

A Finlândia celebra o seu 101º aniversário como um país independente no dia 6 de Dezembro e no dia 5 vai oferecer aos seus cidadãos a nova biblioteca central em Helsínquia - Oodi.

É o presente de aniversário da nação aos seus cidadãos e que será igualmente a biblioteca que encabeçará a rede internacionalmente reconhecida da Finlândia de bibliotecas, estabelecendo um novo precedente para o futuro desenvolvimento de bibliotecas em todo o mundo.

Com 17.250 m² foi projectada pela empresa de arquitectura finlandesa ALA Architects e teve um investimento de 98 milhões de euros.

Construída para integrar uma variedade de serviços inovadores, como estúdios de gravação de música, ao lado de sua colecção de livros, a biblioteca deve receber cerca de 2,5 milhões de visitas por ano.

Em comunicado, a Oodi indica que as bibliotecas públicas desempenham um papel central na vida civil da Finlândia. "O acesso a serviços de bibliotecas públicas é um direito estatutário para todos os cidadãos e os finlandeses estão entre os usuários mais entusiasmados do mundo de bibliotecas públicas: a população de 5,5 milhões de pessoas empresta cerca de 68 milhões de livros por ano. A Finlândia foi nomeada a nação mais culta do mundo em 2016".

Revela ainda que a Biblioteca Central de Oodi incorpora uma nova era de bibliotecas na Finlândia e responde à actualização de 2017 do país das suas bibliotecas públicas, que estabeleceu a meta das bibliotecas promoverem a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania activa, a democracia e a liberdade de expressão. A Oodi está localizada em frente ao Parlamento finlandês, um local escolhido para simbolizar a relação entre o governo e a população, com as suas duas casas de frente uma para a outra numa uma praça cívica.

O design da Oodi foi escolhido após uma competição internacional que atraiu 544 inscrições. O design vencedor do ALA Architects foi desenvolvido por meio de um extenso processo de consulta com bibliotecários e bibliotecários da Área Metropolitana de Helsínquia que ajudou a determinar o mix de usos oferecidos pela biblioteca.

Oodi será aberta ao público pela primeira vez às 8 da manhã na véspera do Dia da Independência, 5 de Dezembro.