Lisboa: preços no mercado residencial de luxo deverão crescer em 2020 - diz a consultora Knight Frank
A pandemia da covid-19 está (e irá) influenciar o mercado imobiliário, isso é uma certeza. Mas os reflexos serão diferenciados e não atingirão por igual todos os segmento do mercado. No mercado residencial de alto nível - com preços entre os 6 mil e os 9 mil euros o m2 - , segundo as previsões da consultora imobiliária internacional Knight Frank, de 20 grandes grandes cidades em todo o mundo em que se perspectivava um crescimento de preços em 2020, só quatro irão conhecer um crescimento moderado dos preços (entre 0,1% e 5%) : Lisboa, Mónaco, Xangai e Viena.
As 16 restantes cidades analisadas vão assistir a uma estagnação ou queda de preços neste segmento residencial, que se situará entre 0 e os 5%, casos de Berlim, París, Londres ou Nova Iorque.
A análise da conhecida consultora internacional define o curso dos preços para esse segmento de mercado em 2020 e 2021, com base nas perspectivas de procura e da oferta, mas os analistas responsáveis lembram, no entanto, que “o nível de incerteza económica é tal que é difícil quantificar com precisão as previsões”. No grupos das 20 cidades analisadas onde a queda de preços será superior a 5% estão Buenos Aires, Bombaim, Hong-Kong, Singapura e Vancover.
Com sede em Londres e mais de 500 escritórios em 60 países a Knight Frank LLP é uma agência imobiliária de consultoria em propriedades residenciais e comerciais fundada por John Knight, Howard Frank e William Rutley em 1896.