Itália: casas a custo zero para quem queira ir para a Sicília
A operação não é inteiramente grátis, mas é um incentivo à reabilitação da zona histórica da pequena cidade medieval de Gangi. E, quem sabe, um exemplo a ser seguido também nalgumas regiões quase desabitadas do nosso país…
A iniciativa pretende repovoar a região, que hoje conta com pouco mais de 7 mil moradores e restaurar imóveis abandonados há muito tempo.
Quais as exigências do município na doação de uma casa por 0 euros? Que os moradores se comprometam a reformar a casa adquirida, compromisso que se torna efectivo com um depósito de uma garantia no valor de 5 mil euros, os quais serão devolvidos ao proprietário após o termo das obras de reforma.
Respeitar a traça original dos imóveis
O projecto de reestruturação terá que ser apresentado até um ano após a posse do imóvel e as obras deverão começar até dois meses após a aprovação do mesmo pela autarquia. Com a condição de o projecto de reabilitação respeite as características originais do imóvel…
A pequena cidade de Gangi, localiza-se na cadeia montanhosa de Madonias, no centro da Sicília, está a cerca de 120 km de Palermo, a capital da Sicília, e a 125 de Catânia. As casas a reabilitar são geralmente pequenas e situam-se no topo da coloniua, que é a zona mais antiga da cidade. Têm, regra geral, três andares, onde o piso térreo servia de estábulo para os animais, no primeiro andar ficavam as galinhas, cabras, ovelhas, etc., o último era habitado pela família.