CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

China: mais de 130.000 M€ em novas infraestruturas

23 de setembro de 2016

A China anunciou esta semana projectos de infraestruturas no valor total de 1 bilião de yuan (133,19 mil milhões de euros), segundo a agência oficial chinesa Xinhua, numa medida de Pequim para contrariar o abrandamento económico.

A economia chinesa, a segunda maior do mundo, cresceu 6,7 por cento no segundo trimestre do ano, o ritmo mais lento desde a crise financeira de 2009, mas dentro da meta apontada pelo governo para a totalidade do ano - entre 6,5% e 7%.

O investimento em grandes obras públicas é um dos principais motores de crescimento económico da China, com um contributo de 29,4% em 2015.

Segundo a Xinhua, só na província de Sichuan, no sudoeste da China, foram anunciados nove novas autoestradas no valor conjunto de 128,8 mil milhões de yuan (17.000 milhões de euros).

Na Região da Mongólia Interior, no norte, foram anunciados 336 projectos, avaliados em 739,6 mil milhões de yuan (98,9 mil milhões de euros), incluindo infraestruturas, parques industriais e expansão dos centros urbanos.

Nos primeiros oito meses do ano, o investimento em infraestruturas cresceu 19,7%, em termos homólogos, de acordo com dados do Gabinete Nacional de Estatísticas chinês, citados pela agência oficial Xinhua.

Lian Ping, economista chefe do Bank of Communications, afirmou à agência que "um aumento de 20% não é suficiente para estabilizar o crescimento" e que a taxa "deve fixar-se entre 22% e 23%.".

A Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Reforma, a principal agência de planeamento económico do país, revelou também uma lista de parcerias público-privadas, no valor total de 2,14 biliões de yuan (286.000 milhões de euros), segundo a Xinhua.

Vários indicadores da economia chinesa registaram uma melhoria este mês, incluindo a produção industrial e as vendas a retalho, impulsionadas pelo investimento público em infraestruturas e aumento das vendas no sector imobiliário.

Fonte: Lusa