










Casa circular do arquitecto Lloyd Wright à venda por 2,70 M€
A casa circular do reputado arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright, nas montanhas do Arizona, encontra-se à venda por 3,25 milhões de dólares (2,70 milhões de euros).
Último legado de Wright (1867-1959), a casa, conhecida como "Norman Lykes Home", tem 287,9 metros quadrados e a venda contempla também o recheio, como referiu a empresa mediadora The Agency, em comunicado.
Wright começou a desenhar a casa algum tempo antes da sua morte, em 1959, concebendo uma estrutura de círculos concêntricos, janelas redondas e paredes curvas que seguem as formas da montanha de Arizona onde está erigida
A concepção circular assemelha-se ao Museu Guggenheim de Nova Iorque, desenhado por Frank Llyod Wright no final da sua vida.
John Rattenbury, discípulo de Wright, terminou o projecto de arquitectura da "Norman Lykes Home" em 1967.
A casa circular, um dos mais de mil edifícios concebidos pelo arquitecto em todo o mundo, foi desenhada para Norman e Aimee Lykes (venderam o imóvel há duas décadas) e foi o último projecto de vivenda da autoria de Wright.
"É uma casa incrível e uma das 14 em círculo desenhadas por Wright", indicou Jack Luciano, da empresa The Agency, enquanto Julie Franks, filha da última proprietária da histórica vivenda, afirmou que o imóvel "foi desenhado no leito da morte do arquitecto exclusivamente para Norman, foi a última visão de Wright".
Vista do céu, a casa assemelha-se a um mecanismo de relógio ou um caleidoscópio, com os seus círculos e meio-círculos concêntricos. Uma casa única.