CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Internacional

 

 

 

 

300 milhões de euros para restaurar a Torre Eiffel

7 de fevereiro de 2017

O anúncio do investimento ocorreu no dia em que as autoridades francesas anunciaram a candidatura da cidade-luz à organização dos Jogos Olímpicos de 2024, o qual viria a ser aprovado definitivamente na reunião camarária do passado dia 31 de Janeiro.

O investimento irá processar-se nos próximos 15 anos mas com maior intensidade até 2014. Prevê, nomeadamente, a supervisão de toda a sua estrutura, a criação de novos espaços de acolhimento do público que pretende visitar a torre, a renovação dos elevadores, a alteração profunda do seu sistema de iluminação e, naturalmente, a vertente de segurança.

O valor do investimento deverá ser integralmente realizado com o aumento dos preços de entrada, mas a câmara de Paris, no mesmo dia em que votou o projecto de renovação da torre, aprovou também a sua gratuidade para todas as crianças de Paris.

A Torre Eiffel é a principal atracção de Paris e um dos ícones mundiais. Foi construída há 128 anos como uma estrutura temporária para a Exposição Universal de Paris de 1889 mas, desde então, a notável obra de Gustave Eiffel tornou-se o bilhete-postal da cidade e da França, atraindo aproximadamente 7 milhões de visitantes ao ano.

Segundo noticiava o Guardian, “o último projecto de restauro da torre aconteceu há três anos, quando o primeiro pavimento foi reaberto após dois anos de obras. Antes disso, o último grande projecto de restauro havia ocorrido em 1986”.