CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Guia de investimento imobiliário 'The Property Handbook' com nova edição

2 de outubro de 2020

A CBRE, consultora e prestadora de serviços para o sector imobiliário, e a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA) lançam a 5ª edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”.

Trata-se de um guia para o investimento imobiliário em Portugal, que tem como objectivo disponibilizar aos investidores um conjunto de informação sobre o mercado e sobre o respectivo contexto legal e fiscal, com vista a apoiar as suas estratégias de investimento.

Este guia foi lançado pela primeira vez em 2013, quando Portugal estava ainda em plena crise financeira e havia uma enorme necessidade de captar investimento estrangeiro. Esta nova versão do The Property Handbook, agora apresentada em formato online, surge também em contexto de incerteza, e, inovando no formato, mais de acordo com as tendências actuais de conectividade e interactividade, visa, tal como aconteceu em 2013, contribuir para captar investimento para o mercado imobiliário nacional, capacitando os investidores no momento das suas decisões de investimento.

Após um início de ano marcado por elevada actividade no mercado imobiliário, seguiram-se meses de incerteza. O impacto da pandemia foi mais significativo e notório em determinadas classes de activos como é o caso dos activos turísticos e dos centros comerciais. Os activos do segmento logístico, os escritórios e o residencial, revelaram maior resiliência. Actualmente é até visível um incremento da actividade no sector logístico relativamente ao período pré-crise.

De acordo com a consultora, prevê-se ainda a conclusão de algumas transacções de elevado valor ao longo da segunda metade do ano, as quais deverão contribuir para um investimento robusto no ano de 2020, provavelmente o terceiro maior valor anual já registado em Portugal.

Nesta nova edição do Property Handbook, que disponibiliza um acesso fácil e dinâmico à informação de mercado e ao respectivo enquadramento legal e fiscal. A análise do mercado é feita nas vertentes de investimento e ocupação, para os segmentos de escritórios, comércio, logística, mercado residencial e hoteleiro. São apresentados dados estatísticos com a evolução do sector na última década, gráficos e mapas, incluindo, dados recentemente atualizados em contexto de pandemia. 

Para Cristina Arouca, Directora de Research da CBRE, “Vive-se ainda um ambiente de elevada incerteza, mas é já claro que a Covid-19 veio acelerar algumas tendências que já se estavam a verificar nos últimos anos, nomeadamente um crescimento do teletrabalho e do comércio online. A aposta num documento que disponibiliza aos investidores, em particular estrangeiros, informação necessária e insights, actualizados periodicamente, para que possam apostar no mercado imobiliário português, é uma prova destas novas tendências. Mesmo em contexto de pandemia, continuamos a verificar um elevado interesse por parte de investidores estrangeiros no nosso mercado, e este guia vem dar resposta a muitas das questões que têm.

Para Miguel Marques dos Santos, sócio da área de imobiliário da Vieira de Almeida, “vivemos tempos de incerteza, mas, dada a natureza da crise, muito diferente da crise financeira, os players do mercado mostram-se, de uma maneira geral, optimistas quanto a uma rápida recuperação dos indicadores pré-crise. É precisamente para apoiar os investidores neste novo ciclo, que preparámos, em conjunto, esta nova edição do guia de investimento, que estamos certos poderá contribuir para alargar a base de conhecimento, no momento da decisão de investimento”.

Numa altura em que o mercado imobiliário nacional tem sofrido com o impacto da pandemia, a CBRE, consultora imobiliária internacional, e a Vieira de Almeida (VdA), mostram-se optimistas em relação à continuidade do elevado nível de presença de investidores, maioritariamente internacionais, no mercado português.