Espanha elogia o dinamismo da reabilitação em Portugal
"O boom do tijolo ressuscita em Lisboa e no Porto com a reabilitação do centro", é o título de um artigo publicado na Voz de Galicia, onde escreve que Portugal está irreconhecível.
"Após sete anos de crise, a febre da construção retorna ao país vizinho. O boom do tijolo está comprometido com a reabilitação de grandes edifícios no centro histórico de Lisboa e Porto, o último, património mundial da humanidade".
Os elogios ao dinamismo na reabilitação nas duas cidades portugueses é motivo de elogio, referindo ainda que essa dinâmica não tem passado despercebido ao olhos dos estrangeiros habituados a viajarem pelas grandes cidades europeias. "O que está a acontecer em Portugal não tem comparação na Europa, é onde mais se constrói agora", admite um arquitecto holandês.
No Porto, existem gruas por todos os lugares, enquanto em Lisboa os investidores estão a reabilitar grandes edifícios ao longo do porto, entre a estação de Santa Apolónia e a Praça do Comércio.
"O investimento parece estar focado na exploração turística. No Porto, as reabilitações concentram-se em edifícios antigos, abandonados e degradados, mas muito bem localizados". A Voz de Galicia refere ainda que passear na rua Mouzinho da Silveira, "um bairro pededonal com novas lojas, surgem em ambos os lados os andaimes que mostram a dinâmica imobiliária. Mesmo nas ruas interiores da cidade velha, você pode ver a renovação de estabelecimentos hoteleiros ou lojas para turistas".
O jornal galego faz referência também à capital portuguesa e à estratégia que é semelhante. A aposta na reabilitação de grandes edifícios no centro, transformando-os em habitação ou escritórios modernos e multiplicando o seu valor. A reconstrução portuária na faixa costeira gira em torno do futuro terminal de cruzeiros e da estação de Santa Apolónia. Na Praça do Comércio, a autarquia investe nove milhões para renovar o grande museu Mude de design e moda".
Leia AQUI