CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Já foi Entreposto, depois JQOne e agora é IDB Lisbon

23 de junho de 2022

A Jamestown, empresa de investimento e gestão imobiliária que ingressou no mercado português em 2021, anuncia o rebranding do edifício JQOne para IDB Lisbon - Innovation & Design Building Lisbon. 

O novo nome reflecte a visão da empresa para o edifício de escritórios com 48 mil metros quadrados, anteriormente conhecido como Entreposto, e que agora passará a ser um hub para empresas inovadoras e com um forte foco em design.

“A nossa visão para o IDB Lisbon passa por tornar este espaço num ecossistema de interconexão de negócios, onde um ambiente colaborativo e inclusivo permitirá gerar inovação e criatividade”, explica Michael Phillips, presidente da Jamestown. “Além dos espaços de trabalho revolucionários, o IDB Lisbon será também um ponto de encontro para a comunidade local, onde serão proporcionadas experiências de arte e cultura. Contamos com um histórico de desenvolvimento de ambientes criativos e dinâmicos nos Estados Unidos, e estamos ansiosos por trazer este conceito para Lisboa”.

Dos EUA para Lisboa

Nos Estados Unidos, a Jamestown é conhecida pelos seus projectos de reabilitação de edifícios, tais como o Industry City em Brooklyn, o Ponce City Market em Atlanta, e o The Innovation and Design Building (The IDB) em Boston. Na sequência das iniciativas de curadoria de espaços da Jamestown, o The IDB em Boston tornou-se uma âncora da economia de inovação da cidade e o lar de centenas de inquilinos de diversos sectores de actividade, incluindo design, biotecnologia, investigação e engenharia. A Jamestown pretende recriar esse sucesso com o IDB Lisbon, que consiste no primeiro investimento da empresa no mercado ibérico.

Ao longo da sua história, o IDB Lisbon acolheu diversas empresas, desde a indústria automóvel aos seguros, passando por empresas tecnológicas, companhias aéreas, entidades públicas, serviços sociais e uma escola profissional. O novo nome é o primeiro passo de uma série de mudanças que a Jamestown planeia para o edifício, quer ao nível das suas funcionalidades, quer da sua imagem global. A empresa pretende melhorar a experiência global do edifício através da oferta de melhores instalações e áreas comuns mais envolventes, para além de utilizações adicionais em toda a propriedade, como forma de criar um melhor ambiente para inquilinos e visitantes.

O IDB Lisbon está localizado no cruzamento entre quatro bairros de Lisboa, com acesso privilegiado a transportes públicos, bem como às principais autoestradas e ruas de Lisboa. Dada a sua localização, o IDB Lisbon está posicionado para servir tanto empresas como actividades de interesse público e comunitário. As mudanças iniciais à propriedade incluem uma nova utilização do rooftop do edifício, que incluirá um restaurante, actividades desportivas e culturais. A abertura ao público deste novo rooftop está prevista para Julho.

Em paralelo com a inauguração do rooftop, o IDB Lisbon será, também, palco de uma exposição do MUDE FORA DE PORTAS intitulada “O mundo vai continuar a não ser como era! - 100 anos de design de publicidade na Colecção Carlos Rocha”. Organizada pela Câmara Municipal de Lisboa/MUDE - Museu do Design e da Moda, a mostra gráfica irá estar disponível ao público, de 21 de Julho a 27 de Novembro reunindo uma selecção de obras que evidenciam as grandes mudanças na vida quotidiana em Portugal e os seus diferentes contextos políticos e socioeconómicos, desde 1930 até ao início do século XXI. A aposta da Jamestown nesta colaboração com o MUDE – Museu do Design e da Moda realça a estratégia definida pela empresa em tornar o IDB Lisbon num espaço promotor da arte nacional, evidenciado também pelo conjunto de instalações artísticas presentes no edifício que fazem parte do Collision Project. Fundado em Brooklyn, e presente na Europa desde 2020, o Collision Project é uma plataforma de colaboração de artistas e visionários onde estes expressam as suas ideias através da utilização do espaço construído como tela, tornando a arte numa experiência.

O IDB Lisbon faz parte da estratégia de expansão da Jamestown na Europa, que agora inclui mais de 1,1 mil milhões de euros em activos sob a sua gestão desde 31 de Março de 2022. No ano passado, a empresa garantiu um mandato para administrar um portefólio de propriedades em toda a Europa em nome de um de seus parceiros de investimento institucionais e co-investidores, o E.ON Pension Trust, fundo de pensões de uma das maiores empresas de energia alemãs. Já em 2020, a Jamestown comprou dois edifícios em Amesterdão e um ativo de escritórios composto por três edifícios em Colónia, Alemanha. Em 2019, a empresa adquiriu o icónico Groot Handelsgebouw em Roterdão, um dos maiores edifícios de uso misto na Holanda, que actualmente acolhe mais de 450 empresas.