
Construção cai 3,1% em Setembro
A produção no sector da construção voltou a cair em Setembro, 3,1% face ao período homólogo anterior, mas foi a queda mais pequena dos últimos 10 meses, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Com uma queda de 5% em Janeiro, o Índice de Produção, Emprego e Remunerações na Construção do INE registou em Setembro a menor queda do ano e uma melhoria face à descida de 3,6% em Agosto, em relação ao mesmo mês de 2015.
No entanto, os dois segmentos considerados no índice - Construção de Edifícios e Engenharia Civil -, apresentaram comportamentos distintos em Setembro.
O índice da Engenharia Civil teve uma evolução mais favorável, passando de uma quebra homóloga de 5,4% em Agosto para um descida de 4,1% em Setembro, enquanto o índice da Construção de Edifícios passou de uma descida de 2,3% em Agosto para uma quebra de 2,4% em Setembro.
Os dados do INE revelam ainda que, no sector da construção, o índice de emprego caiu 2,7%, menos do que a descida de 3,2% do mês anterior, enquanto o índice de remunerações diminuiu 3,8%, mais do que a queda de 2,6% em Agosto.