CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Calçada Portuguesa candidata a património imaterial nacional

18 de março de 2021

A formalização da proposta de Inscrição da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa” no Inventário Nacional Património Cultural é apresentada publicamente amanhã na Câmara Municipal de Lisboa.

Em comunicado, a autarquia revela que a marca identitária da capital portuguesa, a Calçada Portuguesa - arte de esculpir a pedra conjugada com a criação de composições figurativas que se traduz num pavimento único – é apontada por muitos como uma das razões para a singularidade da luz de Lisboa.

"As composições de pedras pretas e brancas que muitos lisboetas e visitantes pisam todos os dias são verdadeiras obras de arte ao ar livre, saídas das mãos de calceteiros e mestres calceteiros. A Calçada Portuguesa é um valor único de Lisboa e continua bem viva nas suas ruas e praças, nomeadamente, no inconfundível padrão Mar Largo no Rossio, nos floreados dos passeios na Avenida da Liberdade ou nas recentes composições com animais no Jardim do Campo Mártires da Pátria", escreve no comunicado.

A cerimónia da formalização da proposta conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina e de representantes da Associação da Calçada Portuguesa.