Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
BPI tinha 4.500 milhões de euros em moratórias no início de Abril

 

BPI tinha 4.500 milhões de euros em moratórias no início de Abril

10 de maio de 2021

O BPI tinha, no início de Abril, cerca de 4.500 milhões de euros (ME) em moratórias de crédito associadas à pandemia de covid-19, representando 17% da carteira total de crédito do banco, de acordo com um comunicado hoje enviado ao mercado.

"A 1 de Abril permaneciam moratórias activas correspondentes a 4,5 mil ME (das quais apenas 1,8 mil ME de capital e juros), representando 17% da carteira de crédito", pode ler-se no comunicado hoje enviado pelo BPI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No comunicado hoje enviado ao mercado a propósito dos resultados trimestrais do banco (lucros de 60 milhões de euros), o BPI assinala que, em 31 de Março, 98% das moratórias de crédito (5,6 mil ME) "estavam em situação regular".

Desse valor, 2,5 mil milhões de euros diziam respeito a crédito à habitação, estando 98,8% em situação regular, 0,3 mil milhões de euros em crédito pessoal e automóvel (97,8% em situação regular) e 2,8 mil milhões de euros em crédito a empresas (97,4% em situação regular).

"No início de Abril terminaram moratórias correspondentes a 1,2 mil ME de crédito (dos quais, 1,0 mil ME de crédito à habitação)", refere o banco, assinalando o "bom comportamento dos créditos após retomarem as obrigações de pagamento, semelhante ao desempenho global da carteira de crédito".

Quanto a linhas de crédito, o BPI "recebeu cerca de 9,4 mil candidaturas às linhas de crédito de apoio público covid-19 correspondentes a 748 milhões de euros, em crédito contratado", de acordo com o comunicado hoje enviado ao mercado.

O BPI anunciou hoje lucros de 60 milhões de euros relativos ao primeiro trimestre, um aumento de dez vezes face aos seis milhões reportados no mesmo período do ano passado.

LUSA/DI