Australianos ganham Prémio Mundial em Engenharia de Pontes
Os prémios "BERD-FEUP WIBE 2019", são os primeiros lançados a nível nacional e internacional focados na inovação em engenharia de pontes, o primeiro lugar foi para a Austrália.
"Novel bridge system for durable, low-cost and rapid construction", foi o projecto vencedor do WIBE PRIZE, desenvolvido por L. de Waal, S. Jiang, S.R. Hislop-Lynch, D. Fernando & S. Ahn, Da Escola de Engenharia Civil, da Universidade de Queensland, St Lucia, Queensland, Austrália. J.G. Teng, Do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, da Universidade Politécnica de Hong Kong, Hong Kong, China. P. Rodma, Da Rocket C Pty Ltd, Brisbane, Queensland, Austrália. E P. Burnton, Da Arup Pty Ltd, Brisbane, Queensland, Austrália.
Trata-se de um longo trabalho de I&D, com o objectivo desenvolver um sistema de pontes inovador que permitirá uma construção sustentável e rápida. Este novo sistema de pontes, hybrid double skin tubular arch (DSTA) bridge, consiste num tubo exterior de polímero reforçado com fibra (FRP), num tubo interior de aço, e um preenchimento com uma camada de betão entre estes.
O tipo de pontes DSTA proposto é leve, durável, de baixo custo, baixa energia incorporada e de construção rápida, constituindo uma alternativa muito atractiva ao tradicional projecto de pontes.
A iniciativa destes prémios partiu da investigação e desenvolvimento que a BERD e a FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto têm vindo a aplicar. Nos últimos anos, ambas as instituições mantêm um estreito contacto com a vanguarda da engenharia internacional de pontes, ao mesmo tempo que contribuem para a sua evolução. Lançado em 2015, o Prémio de Inovação Mundial em Engenharia de Pontes conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Foi atribuído por um Júri constituído por reputados Engenheiros de entidades de máxima importância a nível mundial na área da Engenharia de Pontes, distingue o maior contributo para a inovação desta área a nível. Participaram no Prémio mais de 20 mil utilizadores de 146 nacionalidades, tendo sido avaliadas candidaturas que envolveram mais de 200 autores de cerca de 50 países.
O júri distinguiu, ainda, com dois Prémios de Mérito, correspondentes ao 2º e 3º lugar, o projecto desenvolvido pelo Departamento de Energia, Sistemas, Território e Engenharia Construtiva da Universidade de Pisa, em Itália, "The TVT & Rainbow bridge: a new technique for long-spanned highly transparent footbridges" e o projecto português, desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico, em conjunto com a Universidade do Minho e a empresa Alto Perfis, "São Silvestre footbridge: an innovative GFRP-SFRSCC hybrid structural system", respetivamente.
Para João Falcão e Cunha, director da FEUP "este é o primeiro prémio lançado a nível nacional e internacional focado na inovação em engenharia de pontes", devendo por isso passar a ser considerado "o prémio Nobel das Pontes", enaltecendo assim a capacidade de inovação dos engenheiros nacionais e internacionais. Trata-se de uma excelente oportunidade "para promover a nível internacional as elevadas capacidades existentes no domínio da engenharia de pontes".
Por sua vez, Pedro Pacheco, CEO da BERD, afirma "o Prémio mundial em inovação em engenharia de Pontes instituído pela BERD e pela FEUP – Prémio WIBE - já é uma realidade e uma referência de máximo prestígio internacional. Focado na inovação útil para a sociedade tem a adesão e participação activa das mais importantes associações internacionais da especialidade. Com milhares de seguidores em mais de 150 países é um desafio de criatividade que já está no imaginário de Engenheiros de Pontes de todos os pontos do globo como a maior referência de prestígio e reconhecimento nesta área, a nível mundial."