
Arquitecto Manuel Salgado vai deixar a Câmara de Lisboa
O vereador do Planeamento, Urbanismo, Património e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, vai abandonar o cargo, que ocupa há 12 anos, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.
Manuel Salgado, de 75 anos, é vereador do Urbanismo na Câmara de Lisboa desde as eleições intercalares de 2007, tendo também sido vice-presidente da autarquia até às autárquicas de 2013, ano em que Fernando Medina, actual presidente, passou a ser o braço direito de António Costa, então líder do executivo municipal socialista.
Além do cargo de vereador, o arquitecto é também presidente do conselho de administração da empresa municipal Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana.
O legado de Manuel Salgado
A notícia propagava há semanas, como um rastilho, nos «mentideros» dos meios imobiliários. E veio a confirmar-se. Será cedo ainda para fazer um balanço exaustivo da obra deixada por Manuel Salgado. Como homem, por temperamento talvez,e como arquitecto, a sua figura suscitou alguns anticorpos nos meios imobiliários, mas é inquestionável o notável legado deixado para a cidade ao longo de 12 anos de intenso trabalho na liderança do mais estruturante pelouro da autarquia da capital. Uma coisa é certa, Salgado poderá não ser (não é certamente) o Marquês de Pombal do Séc. XXI, mas Lisboa é outra muito diferente depois de Salgado.