
Lisboa: Edifício Monumental vai para obras
O edifício Monumental, em plena Praça do Saldanha em Lisboa vai para obras profundas que deverão arrancar já neste segundo semestre do ano. O projecto de renovação é do atelier Broadway Malyan e está orçado em 28,9 milhões de euros.
A Engexpor foi seleccionada pela Merlin Properties, proprietário do edifício, para a gestão de projecto e obra na reabilitação do edifício. A eficiência e sustentabilidade ambiental do edifício são os objectivos primeiros desta intervenção
O edifício será totalmente remodelado, com uma intervenção abrangente e estruturante que incidirá no interior da zona comercial, escritórios e estacionamento, além da renovação integral da fachada, que terá uma imagem moderna e transparente e será mais eficiente e sustentável em termos ambientais. O projecto prevê fachadas activas ventiladas em vidro e com gestão centralizada para controlo da luz e das condições térmicas.
Com a reabilitação, pretende-se obter para o edifício a certificação LEED Gold, a segunda mais alta classificação do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental) que estabelece estratégias e padrões para a criação de edifícios sustentáveis.
“É para nós um grande orgulho e um enorme desafio estarmos envolvidos num projecto que irá transformar o Monumental num edifício de última geração com objectivos muito ambiciosos em termos de sustentabilidade ambiental e que irá contribuir ainda mais para a requalificação e embelezamento desta zona nobre de Lisboa” - refere Miguel Alegria, CEO da Engexpor.
As obras deverão ter início no segundo semestre deste ano e estima-se que durem aproximadamente 15 meses, mantendo o edifício as valências de escritórios, área comercial e cinemas.